Em uma era de incertezas e insegurança, o que fazer para despertar a automotivação na equipe?- Por Marco Pimenta

Despertar a automotivação pode parecer, muitas vezes, algo longe da realidade, sobretudo em um cenário de incertezas e de insegurança. Diante de tal desafio, dos mais revelados em boa parte das organizações nos 4 cantos do mundo, quais seriam as estratégias capazes de reverter o quadro de falta de motivação nos colaboradores, na equipe de trabalho? 

Portador de uma sabedoria ímpar e com uma visão capaz de identificar plenamente, as necessidades das empresas e tecer um diagnóstico preciso para a construção de um plano de ação assertivo para solucionar as mais variadas problemáticas que surgem no mundo dos negócios, o palestrante de sucesso Marco Pimenta nos traz no artigo de hoje, orientações valiosas, acompanhe a seguir!

Despertar a automotivação na equipe: a liberdade para poder gerir a si próprio é para maioria dos funcionários mais importante do que o próprio salário ou benefícios

“As mudanças constantes e cada vez mais rápidas podem dar a impressão que o chão está mudando continuamente. Todas essas incertezas produzem um estado de ameaça em nosso cérebro, que pode resultar na diminuição da motivação, do autocontrole e bem-estar, e isso impacta diretamente no ambiente de trabalho.” – Marco Pimenta

Diante do cenário descrito acima, percebo que algumas empresas focam a questão da motivação tão somente em tópicos relacionados à remuneração e benefícios neste sentido. Fatores que são, de fato, importantes, mas que, contudo, não devem ser o único foco da gestão.

Com base na minha larga experiência no cenário corporativo, o que observei e que deixo como uma primeira orientação, é que o funcionário, em sua maioria, busca a autonomia, a liberdade de gerir a si próprio.

Para tanto, a empresa deve considerar o fato de criar um ambiente de segurança emocional sempre que possível. Como fazer isso na prática? 

“Verbalizar de forma positiva as intenções e deixar clara a direção estratégica da empresa, e o que se espera da contribuição coletiva e individual”. – Marco Pimenta 

Tais gestos são o que chamo de impulsionadores da motivação. 

Criar conexões nas equipes ajuda a estimular a motivação no ambiente de trabalho 

Outro ponto importante que quero salientar em relação a despertar a automotivação no ambiente é o fato de que quando o colaborador se sente no controle, percebe que tem escolha, ele naturalmente vivencia um maior bem-estar. Por outro lado, sem autonomia, é comum que o mesmo indivíduo reaja de forma negativa, levando a uma diminuição da capacidade de concentração e colaboração.

Daí a necessidade de estabelecer conexões nas equipes. Conforme relatei na minha entrevista ao site:

“Criar conexões nas equipes também é uma maneira saudável, natural e sustentável para se manter a automotivação. Enfrentar desafios juntos e saber que uns apoiam os outros pode aumentar a moral individual e do time. É indispensável promover a cultura do “estamos juntos”. A camaradagem, a amizade, as boas relações no ambiente de trabalho aumentam a produtividade e o engajamento.”

Que tal colocar em prática essas estratégias em sua empresa? Aproveite e compartilhe este conteúdo com gestores e líderes que têm que lidar com tais desafios. Aproveite e conheça minhas palestras, responsáveis em ajudar inúmeras empresas a trabalhar de forma assertiva a questão da motivação no ambiente de trabalho. Até a próxima! 

As palestras de Marco Pimenta ajudam você a fortelecer o seu negócio e sua carreira 

O palestrante de sucesso Marco Pimenta tem um estilo de palestras reconhecidamente emocionante, inspirador, de alto impacto e com grande capacidade de envolver as pessoas, de forma divertida e prendendo a atenção da plateia.

Tudo isso, graças à simpatia e expertise, tendo como suporte um conteúdo rico, relevante, e extremamente prático, marcando de forma muito positiva seu público.

Comunicação, Bom Humor, Praticidade e Capacidade de Improvisação, são peças-chave de suas palestras de sucesso.

Quero o Marco Pimenta no meu evento agora!

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes