Descubra qual fator determina a maior parte da decisão de compra no cérebro dos seus clientes – por Fernando Felix

Você já parou para refletir em quantas decisões de compra você faz por dia? E o que influencia você nessas tomadas de decisão? Pois saiba que tanto eu como você escolhemos o que vamos comprar a partir do fator emocional. Sim, você leu certo. É na emoção, e não na razão, que as pessoas se conectam a produtos e serviços. Curioso, não?

António Damásio, renomado neurocientista português, compartilha a tempos seus poderosos ensinamentos sobre sistemas neurais, comportamentos, memória e consciência. Seus estudos, pesquisas e trabalhos transformaram a forma como o mercado enxergava a razão, a emoção e os processos mentais.

As descobertas nesse campo levaram diversos profissionais a elaborarem e produzirem novas estratégias de negócios. As emoções saíram do patamar de vilãs para aliadas, tornaram-se ferramentas valiosas e os negócios ganharam notório sucesso. 

Por isso, não deixe as emoções de lado se deseja alavancar as vendas. Leia o artigo e descubra como o fator emocional influencia o comportamento e pensamentos das pessoas.

Decisões de compra: por que o fator emocional é assim tão importante?

“Nós pensamos muito menos do que pensamos que pensamos”, António Damásio. Em uma primeira leitura, a repetição da palavra pode causar estranhamento. Mas a frase ilustra bem como o cérebro age e como é possível usá-lo a seu favor nas vendas.

De forma sucinta, a neurociência afirma que ao tomar decisões, você utiliza dois sistemas independentes de pensamento. O sistema 1 é espontâneo, ágil, de rápido processamento mental e, portanto, ligado diretamente às emoções. De outra parte, o sistema 2 é aquele que pondera, analisa com bastante calma e toma decisões baseado em regras.

Agora, reflita sem muito gasto de energia e tempo: qual sistema comanda a maior parte das decisões cotidianas? E qual deles é naturalmente influenciado pela mensagem do seu negócio?

Segundo especialistas da neurociência, o sistema 1 que cumpre efetivamente esse papel. Por isso é tão importante compreender as emoções e os sentimentos dos clientes. Entender esses elementos é a sua vantagem competitiva no mercado, a oportunidade para você influenciar toda a jornada de compra. 

É o fator emocional que determina o seu sucesso no mercado

Pesquisas científicas validam: o fator emocional é a solução para o êxito do seu negócio. Tanto que empresas de sucesso utilizam esse mecanismo há tempos, tornando suas marcas relevantes e únicas no mercado. Dito isso, fique atento à algumas possibilidades:

  • Ações de publicidade articuladas a emoções positivas. Quanto mais sua marca envolver e encantar clientes, mais você atrairá a atenção das pessoas. Com tantos olhares, você também aumenta as oportunidades para conversão de vendas.

 

  • Decisões de compra são processos mentais complexos. Mas você pode convertê-las em algo mais simples. Aposte na experiência que o produto/serviço proporciona às pessoas. Escolha algo que soe familiar para o cliente, crie uma conexão genuína com ele.

 

  • Gatilhos mentais facilitam vendas. Os gatilhos são mecanismos rápidos e inconscientes que despertam para a ação. Eles são uma ótima ferramenta de persuasão. Por isso, ative atalhos na mente do cliente no momento da negociação. 

Lidar com as emoções é gerar movimento. Por isso, tome decisões que impactem a forma como as pessoas enxergam a sua marca. Contrate um profissional para ajudá-lo e aprenda desde já como facilitar vendas de forma instintiva.

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Destaque no mercado de palestras, cursos e oficinas, Fernando Felix imprime sua marca pessoal nos palcos de todo o país. Com programação neurolinguística, hipnose e técnicas de neurociência, ele é o agente de mudanças perfeito para alavancar as suas vendas.

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