Descubra quais são os principais desafios na gestão de equipes- Por Frederico Caldas

Gestão de equipes é um tema recorrente no ambiente corporativo. Afinal, certamente a  primeira regra uma empresa ser bem-sucedida nos negócios é a capacidade de liderar uma equipe de maneira eficaz.

Antes de tudo, não importa o que aconteça, liderar implica em estabelecer um time alinhado. Certamente que a jornada não será tranquila, ou um mar de rosas. Contudo, é dever da liderança  superar os desafios e inspirar os colaboradores.

Coronel Frederico Caldas sabe muito bem disso, haja vista que é referência em liderança e gestão de equipes. Portanto, no post de hoje ele generosamente compartilha conosco seus conhecimentos e experiência de larga escala sobre o tema. Confira a seguir e faça a diferença em sua empresa!

Desafios na gestão de equipes: construir confiança 

A confiança em uma equipe vai além de ser algo importante, é simplesmente um alicerce fundamental, em todos os relacionamentos, aliás.  Especialmente quando pensamos em equipes corporativas, a confiança pode ser um ponto extremamente crítico e sensível.

Isso pelo fato de que em boa parte das vezes, os  líderes simplesmente não percebem que a falta de confiança pode quebrar uma equipe. 

Isso leva também à desmotivação dos membros do time, impactando até mesmo os resultados financeiros do  negócio.

Para trabalhar essa questão, deve o líder  quebrar as barreiras que porventura possam surgir, e  construir confiança em cada interação. 

Quando você valoriza seus funcionários, é mais fácil estabelecer relacionamentos interpessoais e aumentar a confiança. Palestras sobre liderança e treinamentos para equipes, contribuem para a construção da confiança, superando assim esse desafio.

Lidar com conflitos internos 

Em um mundo perfeito, sua equipe trabalharia bem em conjunto. Se sentiriam confortáveis ​​e criativos juntos, se relacionando socialmente muito bem.

No entanto, na realidade,  quando surge um conflito entre dois colegas de trabalho, pode ser que toda a equipe seja afetada.

Quando os conflitos não são resolvidos, eles podem impactar negativamente e rapidamente a produtividade do time. Até mesmo seus melhores funcionários podem deixar a empresa. O líder tem como missão, trabalhar no sentido de eliminar qualquer conflito pela raiz, antes que se tornem preocupações bem maiores.

Quando surge um conflito entre os membros da equipe, é importante que você entenda totalmente o problema antes de tomar qualquer atitude.

Caso o conflito seja relacionado a algum aspecto do trabalho, isso pode ser saudável e realmente levar a pensamentos e soluções mais inovadores. Mas atenção: como líder, considere que é de sua responsabilidade direcionar esse conflito de maneira produtiva.

Porém, se esse conflito entre colegas é algo pessoal, é preciso intervir antes que comece a afetar o relacionamento de trabalho e o resto da equipe.

Uma forma de lidar com o conflito é lembrar seu time sobre a cultura e os valores da empresa. 

Quando os valores da empresa são construídos em torno de confiança, respeito e positividade, e você contrata os colaboradores conforme  esses valores, os conflitos pessoais baseados na personalidade são minimizados com mais facilidade.

Comunicar essas expectativas desde o início deixará claro o tipo de comportamento que você espera e tolerará durante o processo de recrutamento. Isso significa que há pouco espaço para desvios no local de trabalho. Se surgir um conflito, conduza uma discussão justa e franca. 

Falta de comunicação

Outro desafio na gestão de equipes é garantir uma comunicação eficaz. Como cada membro da equipe tem uma personalidade diferente, pode haver falhas de comunicação ocasionalmente.

Para otimizar esse quesito, aumente a frequência da comunicação para garantir que os funcionários saibam exatamente o que você espera deles. Redefina os padrões que reforçam os objetivos e propósitos de sua equipe. 

É claro que eu mencionei apenas alguns dos desafios que todos nós que atuamos em cargos de liderança e gestão de pessoas, devemos lidar em nossa rotina.

As palestras de Frederico Caldas são perfeitas para lidar com os desafios na gestão de equipes 

O fato é que independentemente de qual seja a sua situação, demanda e desafio, investir em treinamentos e nas palestras de Frederico Caldas (sim, este mesmo que escreve agora), ajudará sua empresa e organização a motivar seu time, alinhar e otimizar todo o processo de gestão e trabalho em equipe.

Estou aqui para ajudar, portanto, conte comigo! 

 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes