Poucas habilidades são mais críticas para uma comunicação eficaz e uma liderança forte do que a capacidade de ouvir. A escuta ativa permite que funcionários, clientes e outras partes interessadas sintam que suas perspectivas são ouvidas, aceitas e compreendidas.
Como então, desenvolvê-la? Marcio Nami, palestrante que a cada dia ganha maior destaque no segmento corporativo, nos conta a seguir.
A escuta ativa pode torná-lo um líder melhor
A escuta ativa é uma das ferramentas mais poderosas que você possui como líder. Isso ajuda você a construir confiança e promover a lealdade. Dessa forma, seus colaboradores terão a convicçao de que importam para a liderança e organização. Terão aquele sentimento de que o que eles dizem, é de fato, valorizado.
No entanto, infelizmente, muitos líderes não carregam essa consciência e não desenvolveram a habilidade de ouvir efetivamente. Na verdade, há uma vasta gama de profissionais que não tiveram um treinamento capaz de melhorar suas habilidades de escuta. A boa notícia é que isso é possível.
Como desenvolver a escuta ativa?
“Treinamentos e mentorias em escuta ativa ajudam a quebrar a barreira existente entre saber se estou ouvindo, ou se estou esperando a minha vez de falar. Ampliar a capacidade de ouvir de uma equipe ou pessoa, trará uma riqueza imediata de caminhos e possibilidades de ações e resultados.” – Marcio Nami
O primeiro passo é investir em mentorias e treinamentos em escuta ativa e assim, traçar um diagnóstico assertivo e identificar em qual estágio você se encontra.
Além disso, gostaria de deixar algumas sugestões gerais que podem contribuir, tome nota:
Procure entender antes de ser entendido
Este é um conceito popular no meio corporativo, extraído do livro best-seller de Stephen R. Covey: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Em sua essência, significa que devemos ouvir com propósito.
Para tanto, saia do ciclo de formular uma resposta enquanto a outra pessoa ainda está no meio do pensamento. Procure reservar um tempo para captar nas entrelinhas, o que os membros do seu time querem dizer.
Lembre-se que não são apenas suas palavras que contam a história. Analise o seguinte:
- O que a linguagem corporal deles está dizendo?
- Que sinais faciais você está percebendo?
Liberte-se do julgamento
Com a escuta ativa, é fundamental que seus funcionários se sintam à vontade para falar o que pensam. Para facilitar isso, evite interromper sua linha de pensamento, não seja muito rápido em oferecer conselhos e deixe o julgamento de fora da conversa.
Que tal aprimorar sua escuta ativa agora mesmo?
As palestras de Marcio Nami contribuem com a assimilação de conceitos e adaptação de equipes aos novos cenários
O estilo das palestras de Marcio Nami se caracteriza essencialmente por gerar reflexões e provocações, com destaque ao discurso direto do palestrante, sempre focado na ação. Temas como vendas, gestão e cooperativismo, dentre outros, estão disponíveis para você levar agora mesmo para sua empresa e evento.
Quero uma palestra de Marcio Nami agora!