Para atingir melhores resultados, é necessário saber se expressar da maneira correta, sem depreciar a sua imagem ou a de terceiros Exatamente por isso, é essencial que você fortaleça sua comunicação! Dessa maneira, é possível transformar não só como você se vê, mas como as outras pessoas te veem.
Pensando nisso, no texto de hoje, te mostro algumas declarações que te minimizam e como substituí-las. Vamos lá entender como se dá essa mudança de mindset?
Essa poderosa ferramenta te ajudará a ter melhores resultados em sua empresa – Por Jaison Boing
Por que fortalecer a comunicação?
É de conhecimento geral que a forma como se fala, e não apenas as palavras em si, mudam a forma como a mensagem é recebida. Por isso, é importante estabelecer uma comunicação positiva, para que o conteúdo dela possa ser bem recebido pela outra pessoa. Também evita que a interpretação seja errônea ou não receba a devida importância.
O ideal é usar o meio de comunicação para transmitir uma mensagem clara e assertiva. Isso muda o clima da conversa e deixa as pessoas mais confortáveis para estabelecer uma conexão. Em um ambiente corporativo, a abordagem faz toda a diferença, seja em uma conversa com um colega de trabalho, gestor ou cliente.
Dessa forma, é necessário se comunicar de forma consciente, ou seja, se policiar para observar o que você está dizendo. Assim, é possível evitar que a comunicação assuma um viés negativo. Vejamos algumas afirmações a seguir.
Exemplos de declarações que te vitimizam e sugestões de troca:
Estes são alguns exemplos de declarações que te vitimizam:
- Desculpe incomodá-lo com isso;
- Só não sou tão inteligente/criativo/talentoso;
- Ninguém gosta de mim;
- Odeio esse meu corpo/Me odeio;
- Isso nunca vai acontecer para mim.
Sugestões de troca, respectivamente:
- Há algo em que preciso da sua ajuda. Você tem alguns minutos?
- Com paciência e prática, posso ser o que quiser.
- Nem todo mundo tem que gostar de mim.
- Pode levar algum tempo para me amar, mas vou começar tentando me respeitar.
- Vou confiar no processo e, assim, viver um dia de cada vez.
Portanto, dada a importância da comunicação, é crucial não se minimizar frente a outras pessoas. Ao invés disso, use uma abordagem positiva. Ela pode aumentar a autoconfiança e a produtividade, além de levá-lo a resultados acima da média.
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