Fortaleça sua comunicação e evite os tipos de declarações que te minimizam! – Por Jaison Boing

Para atingir melhores resultados, é necessário saber se expressar da maneira correta, sem depreciar a sua imagem ou a de terceiros Exatamente por isso, é essencial que você fortaleça sua comunicação! Dessa maneira, é possível transformar não só como você se vê, mas como as outras pessoas te veem.

Pensando nisso, no texto de hoje, te mostro algumas declarações que te minimizam e como substituí-las. Vamos lá entender como se dá essa mudança de mindset?

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Por que fortalecer a comunicação?

É de conhecimento geral que a forma como se fala, e não apenas as palavras em si, mudam a forma como a mensagem é recebida. Por isso, é importante estabelecer uma comunicação positiva, para que o conteúdo dela possa ser bem recebido pela outra pessoa. Também evita que a interpretação seja errônea ou não receba a devida importância. 

O ideal é usar o meio de comunicação para transmitir uma mensagem clara e assertiva. Isso muda o clima da conversa e deixa as pessoas mais confortáveis para estabelecer uma conexão. Em um ambiente corporativo, a abordagem faz toda a diferença, seja em uma conversa com um colega de trabalho, gestor ou cliente. 

Dessa forma, é necessário se comunicar de forma consciente, ou seja, se policiar para observar o que você está dizendo. Assim, é possível evitar que a comunicação assuma um viés negativo. Vejamos algumas afirmações a seguir. 

Exemplos de declarações que te vitimizam e sugestões de troca:

Estes são alguns exemplos de declarações que te vitimizam:

  1. Desculpe incomodá-lo com isso;
  2. Só não sou tão inteligente/criativo/talentoso;
  3. Ninguém gosta de mim;
  4. Odeio esse meu corpo/Me odeio;
  5. Isso nunca vai acontecer para mim.

Sugestões de troca, respectivamente:

  1. Há algo em que preciso da sua ajuda. Você tem alguns minutos?
  2. Com paciência e prática, posso ser o que quiser.
  3. Nem todo mundo tem que gostar de mim.
  4. Pode levar algum tempo para me amar, mas vou começar tentando me respeitar.
  5. Vou confiar no processo e, assim, viver um dia de cada vez.

Portanto, dada a importância da comunicação, é crucial não se minimizar frente a outras pessoas. Ao invés disso, use uma abordagem positiva. Ela pode aumentar a autoconfiança e a produtividade, além de levá-lo a resultados acima da média. 

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