Você conhece as principais armas da persuasão? O mestre da persuasão interna, que é a capacidade de convencer a própria mente, é um profundo estudioso e conhecedor delas.
Dessas armas do convencimento, no post de hoje ele destaca uma em especial, e ainda nos traz a resposta para uma pergunta no mínimo intrigante:
“Como fazer as pessoas gostarem de você?” Pensamento, comportamento e ação, direto e sem enrolação, é só aqui, nos melhores conteúdos de Fernando Felix, confira a seguir!
O poder da afeição: uma das grandes armas da persuasão
Já reparou que temos uma tendência a dizer sim para as pessoas que conhecemos e gostamos?
Sabia que você pode usar isso, que chamamos de poder da afeição, tanto para se defender de determinadas situações, quanto para exercer seu poder de influência?
A afeição é considerada uma das mais importantes armas da persuasão. Aliás, já deixo aqui um convite. Há um livro muito importante e cultuado mundo afora, chamado exatamente de “As Armas da Persuasão”, escrito pelo psicólogo social Robert Cialdini. Ele é simplesmente o cara mais respeitado nos estudos da influência e da persuasão.
Pois bem, no livro, ele nos traz uma série de gatilhos mentais. Durante a leitura, ele nos guia a compreender exatamente quais fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido.
Além disso, aborda as técnicas capazes de explorar cada um desses fatores.
Procure ler este livro assim que terminar de ler meu artigo e me agradeça depois, ok?
Há um capítulo todo dedicado ao poder da afeição, e é sobre isso que trocaremos algumas ideias, a seguir.
Alguns apontamentos sobre a afeição e seu poder de persuasão
Eu fiz um vídeo onde conto sobre algumas histórias famosas no mercado, cujo poder da afeição é aplicado.
Deixarei ele no final do conteúdo de hoje, contudo, antes, quero compartilhar os seguintes apontamentos sobre o tema:
- As pessoas sabem que todos nós gostamos de dizer sim para as pessoas que conhecemos e gostamos. Mas estranhos também podem usar esse princípio;
- Por exemplo: as reuniões da Tupperware, que oferecem à anfitriã uma parte dos lucros fazendo com que ela venda para seus amigos;
- Organizações de caridade escolhem voluntários para angariar doações perto de casa.
- Os vendedores também usam o método de “cadeia sem fim” para pedir aos clientes em potencial, nomes e informações de contato de amigos/família que “podem gostar do produto”. E, em seguida, usam a menção de nomes para levar as pessoas a comprarem, pois, recusar o vendedor é como recusar um amigo.
- Efeito halo: uma característica positiva de uma pessoa domina a forma como essa pessoa é vista pelos outros;
- Pensa-se que as pessoas bonitas são mais inteligentes, mais honestas, etc., e a maioria das pessoas nem percebe que tem um preconceito em relação a essas pessoas.
Eu poderia passar o dia escrevendo, mas acredito que com essa introdução você já terá um bom material para fazer suas pesquisas e se aprofundar no tema.
Persuasão interna, é só aqui! Gostou do conteúdo? Então você vai amar minhas palestras. Pergunte a quem já contratou e tire suas conclusões.
Segue o vídeo sobre o tema, abaixo. Até a próxima!
Conquiste clientes com os treinamentos poderosos de Fernando Felix
Destaque no mercado de palestras, cursos e oficinas, Fernando Felix imprime sua marca pessoal nos palcos de todo o país. Com programação neurolinguística, hipnose e técnicas de neurociência, ele é o agente de mudanças perfeito para alavancar as suas vendas.
Veja mais sobre Fernando Felix e seus treinamentos aqui, e conquiste o seu poder de influência!