Conheça aqui algumas soluções disponíveis para humanizar as relações na esfera corporativa e profissional- Por Isabela Capelão

Nunca se falou tanto sobre a necessidade de humanizar as relações na esfera corporativa e profissional. Mas, no dia a dia, durante as interações dos diferentes setores da empresa, isso tem sido, de fato, realizado?

Tendência no mundo dos negócios, o verbo “humanizar” muitas vezes corre o risco de ser apenas um termo “bonitinho” usado em discursos, mas poucas vezes aplicado na rotina de trabalho.

Quer entender melhor essa questão e, de quebra, ter acesso a algumas soluções poderosas? Uma especialista no assunto, a palestrante Isabela Capelão, compartilha conosco a seguir. Acompanhe!

Pare e leia agora: 6 dicas para desenvolver sua criatividade – Por Isabela Capelão

Humanizar as relações na esfera corporativa: o medo de se mostrar vulnerável

O âmbito profissional, via de regra, não é amigável quando pensamos em demonstrar a vulnerabilidade. Aliás, isso é visto muitas vezes, de forma errônea, como uma fraqueza.

Daí o motivo pelo qual muitas pessoas demonstram um medo exacerbado de errarem. Aquela angústia de “não ser a melhor” ou mesmo de perder o lugar na empresa. Já parou para pensar no quanto essa pressão pode desde minar talentos, até mesmo gerar quadros de estresse, depressão e síndrome de burnout? 

Dessa maneira, profissionais das mais variadas áreas e funções, simplesmente aceitam uma série de coisas que:

  • Não condizem com seus valores;
  • Bloqueiam seus talentos;
  • São contrárias aos seus ideais de vida.

A  satisfação com a vida e com o trabalho, são jogados ao chão e os seus resultados diminuem.

Certamente, você quer ter na empresa, um time engajado, com satisfação em estar ali, com profissionais que se sentem alinhados à cultura da empresa, que enxerguem no ambiente organizacional, espaço para arriscar, errar, acertar e evoluir, trazendo melhores resultados para a empresa, certo? 

Pois bem, isso é muito mais viável, de forma real, quando a empresa adota a perspectiva de humanizar as relações.

Mas como fazer isso?

Conheça a seguir, algumas soluções disponíveis para humanizar as relações na esfera profissional.

Avaliação de perfil comportamental e a análise corporal

Em um primeiro momento, é interessante a empresa implementar instrumentos de avaliação de perfil comportamental e de análise corporal.

Como eu comentei na minha entrevista aqui para o site:

“Quando as pessoas começam a se conhecer mais e entender a si, porque fazem o que fazem, de onde vem o medo, se acolhem, respeitam mais a si e aos outros. Esse é um grande passo.” – Isabela Capelão

Em síntese, dentro das empresas, a avaliação de perfil comportamental e a análise corporal com uma devolutiva são estratégias que auxiliam muito.

Os benefícios são muitos em adotar essas práticas. As avaliações e devolutivas proporcionam:

  • Maior autoconhecimento;
  • Mais autonomia do indivíduo;
  • Eleva a probabilidade do indivíduo se tornar protagonista e autorresponsável;
  • Aumenta a contribuição positiva do funcionário na empresa, pois a sua função, setor e atividades estão alinhados aos seus talentos, pontos fortes e valores.

Outras soluções

Além disso, uma opção extremamente bem-sucedida no sentido de contribuir com a humanização no cenário corporativo são as palestras. Aquelas que tenham temas que ajudem a aumentar o conhecimento sobre como o ser humano funciona, as emoções, atitudes e pensamentos e como as coisas acontecem, são ideais.

Afinal, se trata de uma ação que abre a mente das pessoas e as colocam em prontidão para realizar mudanças.

“Questões mais profundas como ressignificação de traumas e superação de fobias são aconselháveis se tratar com terapia, seja disponibilizada em plataforma na empresa ou por busca individual. “ – Isabela Capelão

Palavras finais sobre humanizar as relações

É importante, diria até indispensável, que os funcionários entendam que tudo é “tratável”, ou seja, questões emocionais, comportamentais, mindset/mentalidade podem impactar os resultados das pessoas, tanto conquistas pessoais quanto profissionais.

Palestras, talk shows e blitz corporativas com um assunto específico, a terapia do riso, a contação de histórias são ações relevantes nesse sentido.

E você? O que tem feito para humanizar as relações no ambiente corporativo? Que tal contar com palestras feitas sob medida? Eu tenho a solução que você precisa, entre em contato com a equipe da Palestras de Sucesso e saiba mais. 

Quero levar uma palestra da Isabela Capelão para minha empresa 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes