Como um Líder deve agir diante de conflitos na equipe de Trabalho Híbrido? Há uma frase de Henry Ford, que diz:
“Caminhar juntos é um começo.Se manter juntos é um progresso. Trabalhar juntos é o sucesso.”
Tal frase se encaixa perfeitamente no trabalho em equipe, especialmente se pensarmos em times híbridos.
Denise Salvador é inegavelmente uma das maiores autoridades em temas que envolvem liderança de times remotos e híbridos, sendo uma fonte de inspiração para lideranças e liderados em tempos onde o home office se firma como uma tendência que veio para ficar. Ela compartilha conosco, a seguir, alguns ensinamentos e orientações importantes para lidarmos com a questão dos conflitos. Confira a seguir.
Conflitos na Equipe Virtual: um desafio para a Liderança de Times Híbridos
É notório o quão desafiador é para o líder, administrar os conflitos na equipe, quando isso ocorre em times virtuais e híbridos.
Conforme mencionei durante minha entrevista aqui mesmo para o blog da Palestras de Sucesso:
“ Aqui temos um ponto diferenciado: devido ao fato de que a comunicação online potencializa o comportamento antissocial, há uma maior probabilidade deste tipo de conflito se transformar em conflito interpessoal, gerando um clima que muitas vezes necessita da interferência do líder.” – Denise Salvador
Muito embora em alguns casos, os colaboradores se resolvam entre eles e o líder toma conhecimento somente depois que já passou, há outras situações onde o quadro se agrava. Pensando exatamente em ocasiões assim, o que a Liderança de Times Híbridos deve fazer para lidar de maneira assertiva com tal problemática?
Selecionei alguns tópicos que servem de orientação no caso do líder se sentir perdido, sem um norte a seguir. Acompanhe.
Pontos importantes a se considerar para administrar conflitos na equipe remota
Destaco as seguintes ações para que a Liderança de Times Híbridos seja bem-sucedida e para que se possa evitar grandes estragos nas relações:
- Realize reuniões com os membros do time para falar sobre o problema em evidência. Quando isso ocorrer, procure ouvir os sentimentos, percepções, emoções traduzidas pelo tom de voz e linguagem corporal. Sempre busque o uso da câmera;
- Crie um espaço onde os membros possam discutir, concordando ou não uns com os outros;
- Lembre-se que o diálogo aberto e transparente na comunicação apoia na construção de ambientes de confiança e fortalecimento das relações;
- A escuta ativa é fundamental neste momento de discussão sobre o conflito . Ouça;
- Observe quais foram os pontos que não foram entendidos, cheque o entendimento pois muitas vezes foram os que geraram conflitos. Esteja atento para reconhecer as emoções ocultas que podem estar presentes, minando conflitos futuros;
- Se houver a necessidade, separe membros que simplesmente não conseguem se dar bem.
Fonte: Palestras de Sucesso – Entrevista com Denise Salvador
Antes de concluir, tenha sempre em mente que nem todos os conflitos podem ser solucionados.
Quais os maiores desafios que você tem observado em relação aos conflitos em times remotos e híbridos? Me conte e já compartilhe este conteúdo com sua rede. Até a próxima oportunidade. Um grande abraço.
As palestras de Denise Salvador ajudam a engajar equipes remotas/híbridas
As palestras de Denise Salvador possuem bastante foco em como alcançar alta performance das equipes liderando times em ambientes remotos e híbridos, incluindo abordagem dos desafios e práticas para que a colaboração em ambientes híbridos/remotos aconteça.
Quero uma palestra de Denise Salvador em minha empresa!