Comunidade: o motor das empresas de vanguarda – Por Juliano Kimura

A maior força que uma empresa pode ter é, de fato, a comunidade. Contudo, uma boa parte delas ainda não tem isso de forma clara ou sequer consegue enxergar. Fato é que hoje, na comunicação digital, temos a palavra comunidade como uma tendência mundial, indo ao encontro com as tendências de comunicação bidirecional. 

No post de hoje do palestrante Juliano Kimura, ele nos fala mais sobre o tema comunidade e a vantagem dela ser cultivada.

Palestras de Sucesso Entrevista Juliano Kimura

Afinal, o que é comunidade? 

Definimos comunidade como um grupo de indivíduos com interesses em comum que podem estar ou não estar reunidos fisicamente.

E não importa qual seja a ferramenta adotada para tratar a comunidade, as empresas nunca devem esquecer de uma coisa fundamental: comunidade é uma troca de valor constante entre os usuários.

Empresas de vanguarda já entenderam a força da comunidade e o valor gerado por ela

A força da comunidade está no valor que ela gera para seus membros. Ou seja, quanto mais uma comunidade gera valor para seus membros, mais forte ela é. 

Entenda valor gerado como diversas modalidades de valor, como por exemplo:

“Seja qual for o valor, a comunidade precisa ter sempre regras e ativos que permitam a comunidade crescer de forma sustentável. “ – Juliano Kimura 

Plataforma Discord

Para ilustrar um exemplo de plataforma utilizada para comunidade, posso citar o Discord.  Afinal, recentemente trabalhei em projetos voltados para empregabilidade de jovens em grandes ONG ‘s como UNICEF e Recode. 

É uma plataforma que  fornece  controle total sobre permissões e acessos, além de ser possível criar regras de programação e até bots para ajudar na manutenção da comunidade. 

Todas as empresas estão preparadas para trabalhar com a comunidade? 

Ao meu ver, nem todas as empresas estão preparadas para trabalhar com a comunidade. É preciso ter em mente que não se cria uma comunidade para uma empresa, se cultiva uma comunidade em volta dos interesses das pessoas. 

Como comentei em minha entrevista aqui para o site da Palestras de Sucesso:

“Muitas empresas que estão orientadas a lucro e performance acabam tendo uma visão muito miope sobre a comunidade. Elas enxergam a comunidade como uma fonte de lucro e geradora de VENDAS, mas a comunidade é justamente o contrário.”

Detalhes importantes sobre a comunidade 

Será que a sua empresa está preparada para formar uma comunidade? Alguns detalhes importantes sobre o tema:

  • Os membros de uma comunidade engajada fornecem VALOR diferente para a empresa;
  • Membros engajados de uma comunidade podem ser excelentes advogados, criadores de conteúdo sobre sua marca (Conteúdo gerado por usuário);
  • Os membros também podem ser organizadores de encontros e moderadores da própria comunidade. 

Se você pensou: “Legal, eu quero formar e nutrir uma comunidade para meu negócio”, é necessário ter em mente o seguinte:

“Muitas vezes para cultivar uma comunidade é necessário abrir mão da autoridade máxima de uma empresa e dar permissão para que os membros mais engajados participem mais e sejam principalmente  EMPODERADOS dentro da comunidade. “ – Juliano Kimura

Agora é com você, me conta: sua empresa já tem uma comunidade? 

Quero uma palestra de Juliano Kimura em meu evento e empresa! 

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