Como ser um líder empático? – por Marcelo Simonato

Líder empático, já ouviu falar sobre esse ser? Antes de mais nada, ter empatia não é sobre ser um líder bonzinho. Empatia é um elemento poderoso que promove escuta ativa entre as partes envolvidas e legitima o que o outro traz. 

Falar sobre liderança empática é, acima de tudo, entender como líder e time se conectam e se respeitam diante dos desafios. Afinal, colaboradores não são instrumentos, mas o centro da gestão e da liderança humanizada

Por consequência, esse tipo de liderança é capaz de reter talentos na equipe. Além de alcançar resultados muito mais satisfatórios junto aos colaboradores. 

Então, você gostaria de entender mais sobre liderança e empatia? Leia e descubra como líderes empáticos impactam positivamente pessoas e empresas. 

Líderes empáticos no ambiente de trabalho

O líder empático conhece os colaboradores e a equipe que está em seu entorno. Veja bem, isso vai além de saber o nome do crachá ou cargo de cada profissional. Trata-se de criar uma ligação verdadeira e estabelecer boas relações.

Neste sentido, o empresário ou gestor exerce seu papel de forma mais democrática, através de uma liderança humanizada. Para tanto, esqueça os velhos moldes de chefe autoritário que fiscaliza tarefas, desmotiva pessoas e cria ambientes negativos. Nem você, nem a empresa ganham com isso. 

Enquanto líder empático, você acolhe, ouve e trata o seu time com respeito e justiça. Dessa forma, as pessoas passam a enxergar a sua liderança com mais segurança, assertividade e legitimidade. O que acaba por motivar e engajar os colaboradores, melhorando também a produtividade da equipe.

Quais as melhores características de um líder empático?

Se você deseja ser um líder empático e alcançar o modo colaborativo dos liderados, procure entender que:

-Seja qual for a hierarquia, a liderança empática estimula a criatividade e inovação. Você, como gestor e líder, é o facilitador desse processo e, portanto, pode inspirar e oferecer novas perspectivas aos seus liderados.

-O líder empático sabe os pontos positivos e negativos de seus colaboradores. Com isso, você, líder, pode administrar as potencialidades e talentos dos indivíduos e da equipe como todo.

-Um ponto de destaque sobre esse tipo de liderança é sua capacidade de reconhecer vitórias. O líder empático vibra com as realizações dos seus colaboradores de maneira genuína. Afinal, o sucesso dos liderados é igualmente importante e valoroso como suas próprias conquistas. Reinvente-se como profissional, encare o desafio e transforme-se no líder que você deseja ser.

Com as palestras de Marcelo Simonato, a sua liderança nunca mais será a mesma 

As palestras de Marcelo Simonato conduzem líderes e gestores a um novo patamar de liderança. Com expertise e décadas de experiência, Marcelo Simonato sabe comunicar e liderar de forma extraordinária.

Acesse o perfil desse renomado palestrante e dê um salto na sua trajetória profissional.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes