Afinal, como se comunicar de maneira assertiva no âmbito digital? Em tempos de home-office, essa é uma preocupação que ganhou ênfase no cenário corporativo.
Quais cuidados tomar? Em que fatores devemos direcionar nossa atenção para efetuar uma comunicação que seja bem-sucedida, evitando possíveis ruídos e problemas? O palestrante Márcio Magalhães nos revela tudo isso e muito mais, a seguir.
Para se comunicar de maneira assertiva no âmbito digital é preciso atenção com a linguagem
O home-office não é algo novo, porém, é inegável que esse formato de trabalho deu um elevado salto durante a pandemia, não é mesmo?
Contudo, o universo do digital não se resume à questão de trabalhar em casa. Não importa onde você esteja, seja na empresa, na loja, no escritório ou em casa, hoje é cada vez mais comum a necessidade de nos comunicarmos por meio de ferramentas digitais.
E eu sempre chamo a atenção do meu público para o seguinte fator: muito cuidado com a linguagem.
Ela deve ser adequada ao seu público, daí a necessidade crucial em conhecê-lo e compreendê-lo, caso contrário, além de prejudicar sua imagem, passando uma má impressão, a comunicação não será eficaz e você poderá perder boas oportunidades de negócios e relacionamento.
A seguir, quero deixar algumas orientações embasadas em minha experiência, que sempre me renderam ótimos frutos.
Dicas para você colocar em prática agora mesmo
- Seja claro e objetivo em sua comunicação, e esteja ciente do público a quem se está comunicando. Evite o uso excessivo de gírias ou jargões específicos.
- Quando participar de reuniões virtuais, mantenha a câmera ligada e olhe diretamente para ela, mostrando que você está presente e envolvido na conversa.
- Após a reunião, registre um resumo dos acordos e compromissos estabelecidos, para que todos possam ficar a par do que foi discutido.
- Além da linguagem, sua postura e vestimenta também são importantes. Mantenha uma postura profissional e evite distrações como roupas desconfortáveis ou desarrumadas.
- Reduza interferências externas: Mantenha o ambiente em torno de você calmo e sem distrações, como crianças chorando, animais latindo ou televisão ligada. Isso mostra respeito e profissionalismo aos demais participantes da reunião virtual.
Agora coloque essas dicas em prática agora mesmo e me conta depois como foram os resultados obtidos. Forte abraço, até a próxima!