Como lidar com o home office no novo normal? – Por Aguinaldo Souza

Como lidar com o home office no novo normal?

Em tempos de pandemia, a humanidade atravessa o isolamento social com novas regras de segurança e convivência. De certo, medidas necessárias e importantes no mundo dos negócios e em como ele opera. Mas, para além de uma solução emergencial, como empresas e gestores podem encarar o novo normal? Como lidar com o home office nessa nova realidade? 

Verdade seja dita, esse episódio é provavelmente um dos maiores desafios deste século, exigindo adaptação, comunicação e criatividade de todos. Com tantas mudanças, organizações e profissionais precisaram e ainda precisam lidar com a necessidade maior de sobreviver a esse cenário.

Não por menos, o trabalho remoto, ou popularmente conhecido, home office, é uma estratégia de continuidade e existência para várias empresas. Desde então, esse modelo tem transformado profundamente a vida profissional e pessoal de boa parte da população. 

Pensando nisso, escrevi este artigo focado no atual momento de transição, do home office ao novo normal. Vem comigo e descubra as melhores dicas para driblar com sucesso esse mais novo desafio e se sentir, antes de mais nada, motivado.

Trabalho home office: adaptação em tempos modernos 

É possível uma empresa gerenciar equipes e colaboradores à distância mantendo bons indicadores de produtividade? As interações virtuais no modelo home office vão funcionar para o meu negócio? Como melhorar os processos de forma remota? 

Se essas reflexões passaram pela sua cabeça, posso dizer que você está na metade do caminho para resolver o problema. A outra parte diz respeito à forma como você enxerga os desafios, se você os enfrenta, reage e se adapta. Ou se você insiste nas mesmas ideias e projetos que já provaram ser ineficazes para a atual realidade.

Ao enfrentar situações adversas como as que você atravessa agora, tenha em mente uma palavra: flexibilidade. O presente exige agilidade, versatilidade e outro tempo de resposta para as demandas. E longe de ser algo passageiro, o home office já marcou presença no mercado. Ele está aqui para contestar referências tradicionais de gestão as quais muitos estão acostumados.

Construa estratégias e aprenda a lidar com o novo normal

Estando ciente e disposto a abraçar esses desafios, é hora de construir estratégias para o home office no novo normal. Confira a seguir o que você pode adotar no trabalho remoto, sem abrir mão da alta performance:

  • Faça uma lista de tarefas. Utilize ferramentas, aplicativos ou plataformas, mas esteja sempre a par do que precisa ser realizado. Isso vale para ligações, atendimentos, acompanhamentos de clientes e reuniões. Assim você não perde de vista a divisão de tarefas e o status de realização de cada tarefa.

 

  • Mantenha uma agenda compartilhada. No home office, você precisa empregar outros meios para que a equipe se comunique. Além de poder atualizar prazos, frequências e tarefas a serem entregues.

 

  • Outra possibilidade é capacitar equipes e colaboradores através de conteúdos e palestras online. Estruture-se com o básico e continue oferecendo treinamentos remotamente. Uma solução simples, prática, de baixo custo e cada vez mais comum nas empresas.

 

  • E lembre-se: produtividade não está ligada à presença física. Portanto, a gestão de pessoas deve focar na motivação e no fortalecimento dos laços de confiança com os colaboradores. Ser um líder à distância é possível e ainda não coloca a saúde de ninguém em risco.

Essas foram apenas algumas dicas. Mas se você deseja aprender mais e ir a fundo sobre esse assunto, indico aqui uma oportunidade especial.

As palestras de Aguinaldo Souza te ajudam a enfrentar os novos desafios

Mentoria especializada pronta para agir nos novos tempos. Assim são as palestras de Aguinaldo Souza, este profissional, palestrante e coach com mais de 30 anos de experiência corporativa.

Suas palestras online ganharam espaço no relacionamento entre empresa e colaborador, transformando o trabalho remoto de equipes em sucesso. Acesse o perfil de Aguinaldo Souza e conheça mais sobre esse palestrante incrível!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes