Você está em busca de informações e estratégias para obter o máximo sucesso do seu negócio, não é verdade? Sabia que um dos itens mais importantes para isso, conforme inúmeros estudos, estatísticas e cases de sucesso, é a formação do time?
Uma equipe de alto rendimento, certamente pode ajudar a garantir o sucesso do seu negócio, como nos diz nosso palestrante Diógenes Malaquias. Acompanhe os ensinamentos do mestre, a seguir.
O que não te contaram sobre como delegar tarefas – Por Diógenes Malaquias
Alguns itens fundamentais para o sucesso do seu negócio
Você já parou para pensar sobre quais fatores podem ajudar a alavancar uma empresa, tornando-a bem-sucedida?
São várias as nuances para se chegar a esse patamar, é verdade. Pontuando os principais fatores, gostaria de chamar a sua atenção para os seguintes itens:
1-Cultura empresarial
Se trata de tudo aquilo o que uma empresa acredita que deve ser, o porquê ela existe e o padrão de comportamento que ela exige.
E é exatamente aqui que devemos notar a extrema importância da formação de time. Afinal, é o time que vai levar o seu negócio a solucionar problemas, não é mesmo?
2- Criar novos braços
Quando você tem um time formado e bem estruturado, pode a partir dele criar novos braços e novas estratégias. Ou seja, temos então, novas possibilidades para que a empresa continue se desenvolvendo.
3-Não centralizar as ações
Para garantir o sucesso do seu negócio, é importante que o gestor, empresário, empreendedor, não queira “tirar tudo da própria cabeça” ou ainda acreditar que sozinho ele poderá suprir todas as demandas, contratando pessoas apenas para executar ações.
Eu sei que de certa forma, isso pode até funcionar durante um tempo, mas se o seu objetivo é de fato expandir, alavancar, crescer e fazer sucesso no setor de atuação, é preciso de um time de pessoas capazes de te apoiar, entende?
Pessoas que além de pensar junto com você, vão olhar para perspectivas que você ainda não olhou.
Como criar esse time?
Uma pergunta muito comum aqui é: como criar uma equipe de alto rendimento? Usando o meu case, eu já tenho a minha cultura estabelecida, correto? Essa cultura revela tudo aquilo que eu acredito que a empresa e as pessoas devem adotar.
Partindo disso, deixo o processo seletivo sempre em aberto. Há uma pessoa da minha equipe que é responsável por fazer um primeiro filtro sobre possíveis candidatos e depois eu seleciono alguns para pequenas calls de 15 minutinhos.
Ao chegar em um determinado número de candidatos que passaram por este novo´filtro, é hora de marcar uma call mais longa junto com demais membros da empresa para que eu possa, de fato, checar se essa pessoa cabe na empresa e pode nos ajudar.
Não crio uma vaga específica
Ainda sobre o meu método de formar times e equipes de alto rendimento, gosto de enfatizar o fato de que não disponibilizo uma vaga específica. Na verdade, ao encontrar alguém de talento, apresento toda a empresa para essa pessoa e pergunto onde ela se enquadra, em qual setor ela acredita que se encaixa melhor.
Eu costumo dizer que gente boa, a gente coloca dentro do nosso negócio e daí, essa pessoa por si mesmo já vai criando soluções, propondo novas possibilidades, e a empresa já começa a crescer. Isso sem a necessidade do gestor ter que ficar ali tomando conta dela diariamente e tomando todas as soluções.
Gosto de deixar claro que o verdadeiro líder é aquele que se torna irrelevante, Foque em criar um time de pessoas altamente competentes. Isso faz toda a diferença entre uma empresa bem-sucedida e uma empresa à beira do precipício.
Dúvidas? Entre agora em contato, será um prazer ajudar!
