Como garantir estabilidade emocional em tempos de home office?- Por Edmo Gabriel

Estabilidade emocional no home office: o quanto sua empresa está preocupada com essa necessidade dos colaboradores e profissionais? 

Sabemos que o fator humano é o mais relevante em qualquer negócio. Clientes e funcionários, prestadores de serviços e parceiros de negócios, são pessoas que estão vulneráveis as mudanças que ocorreram de forma acelerada no mundo nos últimos tempos.

Se por um lado, trabalhar em casa tem inúmeros benefícios, também temos que considerar o ônus. E é aqui que reside a questão do impacto que o isolamento social, o cenário pandêmico, a sobrecarga de tarefas, dentre outros aspectos, na saúde e estabilidade emocional, em especial, dos funcionários.

Afinal: como a saúde mental impacta negativamente em um negócio e de que formas lidar com as adversidades e encontrar o equilíbrio?

Nosso super palestrante de sucesso, Dr. Edmo Gabriel, nos conta a seguir, em mais um post esclarecedor, acompanhe! 

Saúde Emocional dos Colaboradores: cuide do seu maior patrimônio com medidas relativamente simples

Já parou para pensar que, em linhas gerais, as pessoas estão bem mais ansiosas diante de todo o cenário da pandemia e pós-pandemia? 

A questão do home office também tem sido analisado: há a vantagem de trabalhar no conforto do lar, de não precisar encarar o trânsito ou transporte, ou, em sistemas de trabalho híbrido, se deslocar menos vezes do que antes.

Por outro lado, garantir a estabilidade emocional em tempos de home office, é encarado como um desafio e tanto. Afinal, queira ou não, o profissional está em casa, sujeito a inúmeras interrupções, possíveis problemas familiares, dificuldade em gerenciar o tempo e as tarefas, “levar o trabalho para a cama” e a falta de horário. 

Tudo isso tem criado problemas de saúde, tanto em relação à saúde emocional desequilibrada, (nunca se falou tanto em esgotamento e Síndrome de Burnout), quanto em relação ao desenvolvimento de doenças físicas.

De acordo com matéria da CNN:

“Seis em cada dez brasileiros sentem uma sobrecarga de trabalho.” 

Fatores como uma maior pressão, sensação de cansaço e de maior exaustão, são reclamações recorrentes.

Sem contar que todos os fatos mencionados sofrem de alguns agravantes:

  • mudança de rotina;
  • o ambiente;
  • dinâmica de trabalho;
  • diminuição de socialização;
  • dificuldade em impor limites, etc. 

O que pode ser feito para promover a saúde e a estabilidade emocional no home office e pandemia?

O desafio é grande, isso é certo. Contudo, a de consideramos que por meio de algumas estratégias por parte da empresa, é possível zelar pela saúde mental dos profissionais.

Se até pouco tempo, os maiores esforços corporativos estavam centrados em investir 

em estratégias motivacionais capazes de extrair das pessoas os melhores talentos e habilidades, agora o cenário e outro.

Como eu comentei na entrevista que concedi ao site:

“Este panorama mudou e as forças convergiram para necessidade de obter a estabilidade emocional. Algumas medidas relativamente simples podem gerar resultados promissores.”

Eu mesmo tenho implantado algumas medidas neste sentido, em  minhas empresas, veja:

  • Incentivar atividades como massoterapia e meditação no próprio ambiente de trabalho;
  • proporcionar atividades culturais (cinema, teatro e eventos musicais);
  • criar algumas rotinas como encontros periódicos fora do trabalho para melhor convivência e socialização, etc. 

Aqui, temos alguns exemplos de ações que certamente poderão minimizar as tensões e mudar o paradigma engessado do ambiente corporativo.

Concluindo sobre de que maneiras é possível estabelecer uma melhor saúde emocional durante o home office ou mesmo trabalho híbrido 

De fato, tratar sobre a questão emocional dos colaboradores é uma questão bem delicada. Sendo assim, além de estabelecer na empresa, prática que contribuam com a saúde mental e emocional da equipe, orientar gestão e liderança sobre evitar cobranças, que surgem de forma exacerbada muitas vezes, é essencial para criar um ambiente mais positivo e saudável.

Adotar palestras de saúde mental,  palestras para líderes, palestras sobre prevenção de doenças, dentre outras que eu realizo, cá pra nós, com maestria, são formas impactantes de mostrar aos colaboradores que a empresa se importa com eles. 

Me diga agora: quais estratégias o seu negócio tem adotado, para contribuir com a estabilidade emocional em tempos de home office? 

As palestras de Edmo Gabriel ajudam sua empresa a cuidar da estabilidade emocional dos seus colaboradores 

O estilo de palestras de Edmo Gabriel é definido como aquele “capaz de  tocar a alma das pessoas”, em uma busca incessante de sensibilização, capaz de levar o público à reflexão. Em síntese, uma palestra ministrada por ele, faz com que as pessoas saiam diferentes e com outra visão.

Clique aqui e leve a palestra de Edmo Gabriel para sua empresa ou evento, agora mesmo!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes