Como desenvolver sua inteligência emocional em vendas?- Por Paulo Torrezan

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Michael Page, referência entre as empresas de recrutamento especializado do Reino Unido, o ano de 2022 teve um aumento significativo na busca por profissionais da área de vendas.

Dessa forma, especula-se que se mantenha o mesmo crescimento para o ano de 2023. Você sabia que entender sobre inteligência emocional nas vendas, pode te colocar não apenas dentro dessa estimativa, mas te destacar diante desse mercado?

É sobre isso que veremos no artigo de hoje aqui no blog, confira e descubra os benefícios dessa que é uma das soft skills mais importantes do cenário corporativo atual.

Uma dica que você jamais imaginou sobre conquistar a confiança do seu cliente -Por Paulo Torrezan

A gestão das emoções pode te ajudar a desenvolver suas habilidades em vendas 

Para se tornar um vendedor disputado e converter suas vendas de forma fluida, algumas características são importantes, das quais, destaco três coisas: 

  • Ambição;
  • Método;
  • Inteligência emocional.

O primeiro item, ambição, é sobre objetivos maiores que você deve querer alcançar, sem confundir a busca por “chegar lá” com ganância.

O segundo trata sobre treino, buscar as técnicas e treinar elas, como uma fórmula que corresponde a 15% de todo o caminho.

Já o terceiro fator, a inteligência emocional, atende por boa parte do sucesso na área comercial.

Gerir as emoções pode ser para todo vendedor o primeiro passo para o sucesso.

Inteligência emocional em vendas, o que é isso?

Você já deve ter ouvido falar sobre “inteligência emocional”. O termo explodiu sobretudo no mundo corporativo e hoje ela é considerada uma das soft skills ( habilidades interpessoais) mais importantes da atualidade. 

Na vida pessoal e profissional essa inteligência alavanca a qualidade de vida de quem quer que a treine e a aplique.

Gerenciar suas emoções é uma habilidade que todas as pessoas podem  desenvolver para lidar com situações críticas, estressantes ou tomar decisões.

Para tanto, é preciso de maneira racional se basear na lógica, e entender o que o outro está pensando ou sentindo, de maneira empática.

Praticar a inteligência emocional na metodologia de vendas ajuda na maneira que o vendedor lida com suas reações.

Além disso, ajuda  a compreender as emoções dos clientes e líderes com quem você eventualmente atende e trabalhe.

O que fazer para desenvolver a inteligência emocional? 

Para exercer a inteligência emocional e gerir suas emoções, se beneficiando do que essa habilidade pode oferecer, é preciso disciplina, já que na cultura brasileira, não somos estimulados a desenvolvê-la.

Daniel Goleman, psicólogo e jornalista científico dos Estados Unidos, é o autor do livro “Inteligência Emocional”, primeiro livro a tratar do assunto e guia para todos os outros, sendo um livro excelente para entender mais profundamente a habilidade.

Além do livro, uma dica para praticar essa capacidade é administrar suas emoções através do autocontrole e a empatia, treinando diariamente as suas reações emocionais e comportamentos que tratem sobre a perspectiva do outro, sem preconceitos.   

Gerir as emoções é um trabalho de autoconhecimento e dedicação, requer tempo para ter consciência definida sobre nós mesmos e sobre as formas de inteligência que possuímos e desenvolvemos. É preciso sempre se lembrar dos objetivos que incentivaram o começo do processo.

Use esse post como motivação, compartilhe com um amigo, nas redes sociais ou até mesmo no seu bloco de notas, para não esquecer de trabalhar a sua inteligência emocional!

Cique aqui e conheça o perfil do palestrante no site e leve-o até sua empresa ou evento! 

Paulo Torrezan

Formador de equipes de vendas

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