Como desenvolver o sentido de equipe na empresa? – Por Professor JJ

Como desenvolver o sentido de equipe na empresa?  Essa questão é extramente comum no universo corporativo, uma vez que nos traz uma série de dores e desafios enfrentados por gestores e líderes.

Cabe, sobretudo quando pensamos em uma liderança humanizada, estimular uma cultura bem-sucedida de trabalho em equipe, que se caracterize por um cenário pautado pela crença compartilhada de que a organização pode avançar com mais eficácia quando a colaboração e a cooperação estão no centro do pensamento, do planejamento e da tomada de decisões.  De que forma chegar neste patamar? O que levar em consideração? É isso que o menino sonhador e acima de tudo, realizador, enaltecido por grandes nomes do segmento de palestras, como Geraldo Rufino e tantos outros, nosso querido Professor JJ aborda no blog da Sucesso. Acesse mais um conteúdo de elevada qualidade, especialmente para você! 

Sentido de equipe na empresa: é preciso valorizar todos 

Ao longo de minha jornada acompanhando o cenário corporativo, percebi que empresas bem-sucedidas tem algo em comum: atuam melhor e com maior longevidade quando os funcionários trabalham com uma mentalidade de equipe.

Ou seja, cada membro do time cumprindo uma função necessária e os respectivos objetivos de longo prazo. 

Mais ainda: isso só é possível quando uma liderança enxerga, de maneira humanizada, a importância e a necessidade de gerar aquele sentido de equipe em todos que são parte da empresa, independentemente da hierarquia de cargos e afins.

Essa cultura corporativa pode ser obtida exatamente neste ponto: a visão, a forma com a qual, gestores e líderes enxergam o ambiente da empresa. 

Desenvolvendo o sentido de equipe na empresa 

Um dos pontos-chave que acredito ter elevada relevância para o despertar do sentido de equipe na empresa é exatamente valorizar cada função.

Com cada membro da equipe pode “ trazer à mesa”, algo especial e importante. Toda função na empresa deve ser vista como essencial e crucial. 

Isso fará com que cada membro da equipe sinta  quão importante é seu trabalho.

Trabalhar e incutir o senso de propósito ajuda o desempenho de cada funcionário. Do contrário,  quando os colaboradores sentem que suas funções são  desvalorizadas ou mesmo “desnecessárias”, atuam no modo mecânico, o que compromete os resultados de modo geral.

Como mencionei na minha entrevista para o site: 

“O sentido de equipe se desenvolve a partir do momento em que eu enxergo que a empresa onde trabalho é uma extensão da família, da vida” 

Ou seja, para desenvolver o sentido de equipe na empresa, todos devem  perceber que ali existe uma situação de importância e de dependência de todos que compõem a equipe. 

“ Para criar essa cultura, esse senso de equipe, é preciso compreender que todos, ABSOLUTAMENTE TODOS têm a sua importância e seu devido valor dentro da equipe, dessa forma, por si só as pessoas modificam seu olhar e consequentemente suas ações e sua valorização.”

Algumas dicas pontuais para desenvolver o sentido de equipe 

Abaixo, deixo algumas dicas que você deve considerar para estimular a cultura de um trabalho em equipe mais engajado em seu negócio, veja:

  • Conheça sua equipe, isso fortalecerá a relação;
  • Forneça um feedback proativo e construtivo, essa é uma das melhores maneiras de ajudar sua equipe a continuar melhorando;
  • Simplifique o processo de feedback, ele costuma ter mais impacto quando é informal e uma parte natural de um diálogo contínuo;
  • Se alguém realizou um  trabalho memorável, dê o reconhecimento perante toda a equipe para que este  esforço seja visto e apreciado. 
  • Promova uma cultura de aprendizagem em que todas as pessoas sejam incentivadas a continuar expandindo seus conjuntos de habilidades. Isso pode ser feito fornecendo acesso a treinamento contínuo e desenvolvimento pessoal, com palestras, cursos, workshops, etc.

Espero ter contribuído com a sua empresa e desejo ajudar de forma ainda mais efetiva com minhas palestras, disponíveis aqui pela Agência Palestras de Sucesso. Conversamos mais no próximo post, até lá e obrigado pela sua especial atenção.

Professor JJ tem a palestra perfeita para ajudar você a desenvolver o sentido de equipe na empresa 

O menino negro da periferia de Salvador,  filho de lavadeira, e que desde os 8 anos conheceu o trabalho, sendo o único de 11 irmãos, que rompeu os obstáculos e venceu todas as adversidades, é hoje um dos palestrantes de maior destaque no cenário corporativo e motivacional.

Ele traz o exemplo e conhecimento de quem sentiu na pele que se sofremos, também vencemos.

Clique aqui e conheça seu perfil e não perca a oportunidade de levar uma palestra com alto teor de inspiração para seus funcionários, líderes, equipes, estudantes e professores. 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes