Já reparou como em diversas outras esferas da nossa vida, é possível desenvolver e fortalecer a musculatura emocional no empreendedorismo? Inegavelmente, uma terra tão rica em recursos como nosso país, tem no empreendedorismo uma de suas grandes forças e soluções, não concorda? Contudo, é preciso, ao empreender, buscar um preparo, habilidades e aptidões. E é exatamente nisso que uma musculatura emocional fortalecida é capaz de fazer a diferença positivamente. De que maneira desenvolvê-la? Essa é uma resposta que apenas nosso especialista no tema, o palestrante de sucesso Luiz Binato é capaz de nos dar, confira!
Musculatura emocional no empreendedorismo: uma das mais importantes aptidões ao empreender é a “afeição ao risco”
Eu costumo dizer que quando pensamos em empreendedorismo, uma das mais poderosas soluções em nosso país, é fundamental que as pessoas busquem aptidões, dentre as quais, destaco a chamada “afeição ao risco”.
No entanto, é nítido o fato de que boa parte das pessoas entende o termo “risco” de maneira equivocada:
“O risco está diretamente relacionado com o resultado que você quer obter e as possibilidades de atingir tal resultado. Portanto, empreender exige tomar decisões.”
Para onde você está indo com o seu negócio?
Tomar decisões é parte integrante de todo projeto empreendedor. Não dá para, por exemplo, montar um negócio sem estabelecer uma meta de onde quer chegar.
Se você sequer tem a expectativa de um resultado esperado, estará entregue à incerteza. O que significa que não há qualquer possibilidade de chegar a algum lugar.
É exatamente aquele ditado tão comum nos dias de hoje:
“Para quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve.”
Como desenvolver a musculatura emocional?
A palavra-chave para empreender é: tomada de decisão. Como se preparar para tomá-la de forma assertiva? Exatamente aqui entra a musculatura emocional: sua preparação para tomar a decisão, deixar as outras opções para trás e colocar foco no que decidiu e fazer acontecer.
Para desenvolvê-la é preciso:
- Foco;
- Disciplina;
- Resiliência;
- Antifragilidade e muita, mas muita ação!
Lembre-se que a sua vida é o seu maior empreendimento. E viver uma vida sem risco é viver uma vida na incerteza. Como você está empreendendo em sua vida? Me conta! E compartilhe esse conteúdo com seus contatos. Nos vemos em minhas palestras e treinamentos!
Palestras de Luiz Binato: imersão em autoconhecimento na prática
Com estratégias e metodologias aplicáveis a diferentes estruturas organizacionais, esse palestrante oferece experiências marcantes que redefinem histórias.
Portanto, aprenda com as palestras de Luiz Binato e caminhe rumo a uma carreira de sucesso.