Como cuidar das finanças em 2022?- Por Patricia Capitanio

É comum, ao fim de um ciclo, pensarmos nas alegrias e nos desafios vividos ao longo do caminho. No entanto, para muitas pessoas, esse balanço surge mais como lembrete dos percalços financeiros que poderiam ter sido evitados. 

Para não repetir os mesmos erros nem cair em novas armadilhas, é preciso seguir em frente e cuidar das finanças em 2022.

E o melhor de tudo, você não precisa ter uma formação em economia para melhorar sua realidade financeira. Ou mesmo ter um grande montante em dinheiro para tirar seu orçamento do vermelho.

Com planejamento e organização, você pode iniciar o ano de forma mais leve e descomplicada. E ainda realizar aqueles antigos sonhos escondidos na gaveta.

Vamos juntos transformar suas finanças?

Como cuidar das finanças em 2022 e ter uma vida financeira mais tranquila

Completamente endividado, vivendo no limite ou com alguma reserva congelada na conta, sem destino. Independente de qual estado financeiro você está, o agora é a oportunidade certa para priorizar o seu presente e garantir o seu futuro.

Se você chegou até aqui é porque muito provavelmente já existe algo que lhe incomoda e precisa ser reconfigurado. 

Assim, para deixar chegar o novo, é necessário se liberar da culpa e cuidar das finanças em 2022 com outra perspectiva. 

Pense o seguinte: o que posso fazer de diferente daqui para frente? Qual o objetivo financeiro que quero alcançar no próximo ano? 

E não vale se desculpar argumentando que nunca recebeu educação financeira. E que a bagunça orçamentária está tão grande que você vai deixar para ver isso outro dia.

Lembre-se: “Quanto mais cedo você errar, mais cedo você tem a oportunidade de fazer certo”. Não haverá uma solução mágica para que suas contas fiquem em dia. Comece do ponto que estiver, mas comece.

Confira 3 dicas valiosas para cuidar das suas finanças em 2022

Pensando no equilíbrio das contas, separei três importantes dicas que serão de grande ajuda nesse começo de ano. 

  • Anote os seus gastos, todos eles. Inclusive janeiro é um ótimo mês para fazer esse exercício. Pois nessa época as despesas costumam ser maiores (matrícula da escola, IPVA, IPTU etc.) e as pessoas se perdem na análise dos ganhos e custos.
  • Faça um planejamento. Se você deseja quitar dívidas ou criar uma reserva de emergência, é fundamental que você planeje. Defina objetivos e metas, eles são a sua bússola. Além disso, reflita: como estarão suas finanças daqui a três, seis e nove meses?
  • Dê continuidade ao processo. Por diferentes pretextos, muitos abandonam o planejamento depois de um tempo. Seja por quebra de disciplina, seja por falta de controle emocional. Para facilitar o acompanhamento, insira o orçamento como uma tarefa da rotina. Faça disso um hábito. 

Aliás, você já domina a organização do seu orçamento? Ou tem encontrado dificuldades para resolver seus problemas financeiros?

Então, que tal aprofundar esse assunto e entender mais como criar uma mentalidade financeira na prática?

Planeje sua liberdade financeira com as palestras de Patricia Capitanio

Imagine comemorar suas conquistas com dinheiro suficiente para fazer as coisas que gosta, sem maiores preocupações. Acredite, essa realidade é possível e a coach, mentora e contadora, Patricia Capitanio, pode lhe provar isso.

Invista nas palestras de Patricia Capitanio e descubra como lidar com as suas finanças de um jeito muito mais saudável.  

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes