Como criar um ambiente profissional saudável?- Por Prof. Castilho

Como criar um ambiente profissional saudável? Eu costumo ser muito questionado com tal dúvida. E sei bem o motivo: é uma dor recorrente no cenário corporativo.

Imagine o seguinte cenário: você e sua equipe convivem em um local de trabalho (mesmo que seja em home office), onde o clima é tenso, não há um esforço de melhoria contínua no relacionamento profissional, tampouco na metodologia e processos.

Não há diálogo, somente cobranças e aquele semblante sisudo por parte de todos. 

Você, como líder, tenta colher impressões dos colegas de trabalho, mas ninguém se demonstra disposto a falar.

Se identificou? Então, nem preciso dizer que o ambiente profissional está péssimo, e é preciso tomar uma atitude “para ontem”, certo? 

Vem comigo, que te darei algumas dicas de como criar um ambiente profissional saudável em sua empresa.

Afinal, o que é um ambiente profissional saudável?

Ao invés daquele “climão”, quando estamos em um ambiente receptivo e positivo, nos sentimos como que em casa, não é verdade?

As ideias são expostas, e a atmosfera local é bem leve, propícia à contribuição, ao engajamento e ao trabalho em equipe. Assim podemos descrever um ambiente saudável para o trabalho e assim ele deveria ser sempre, ou ao menos, na maior parte das vezes.

Em linhas gerais, o ambiente saudável profissional conta com pessoas sorrindo, diversidade, comprometimento, motivação, e os níveis hierárquicos, por exemplo, estão em um segundo plano, não é o principal. 

O resultado disso? Muito mais produtividade, muito mais chances de projetos alavancarem, aumento no número de vendas e colaboradores, gestores e clientes, mais satisfeitos.

Parece fim de filme de Hollywood, não é mesmo? Contudo, tal cenário não precisa ser de ficção. 

Seguindo alguns passos, você pode construir um ambiente melhor na empresa e depois colher os frutos dessas sementes diárias. 

Te conto no próximo tópico, o que você pode fazer para mudar a chave do ambiente profissional. 

Dicas para melhorar o ambiente na empresa 

Eu te proponho algumas estratégias para melhorar o clima organizacional, anote aí e coloque em prática:

  • Invista no desenvolvimento da inteligência emocional: palestras, treinamentos, terapias, há diversas maneiras de trabalhar essa questão na empresa e todos sairão ganhando;
  • Deixe clara a cultura organizacional da empresa para todos os que fazem parte dela: pontue quais são as boas práticas, bem como as ações e comportamentos que regem a rotina do seu negócio, alinhadas com a missão e os valores;
  • Aposte na qualificação constante das lideranças e colaboradores: treinamentos corporativos são ótimos para a qualificação dos membros da empresa. Contudo, não se prenda apenas neles. Ofereça também, por exemplo, palestras que trabalham a motivação, e sobretudo uma palestra de programação neurolinguística, que é extremamente benéfica para melhorar o ambiente profissional e manter o clima mais saudável também no nível pessoal.  

Dois pontos-chave que deixei para o final: melhore a comunicação, se abra para receber feedbacks e ouvir os colaboradores, isso é muito importante. Sem se esquecer de fazer aquele agrado também, todos gostam de reconhecimento, de receber algum benefício, portanto, sempre valorize seu time. 

Dúvidas? Estou à disposição! Até a próxima! 

As palestras do Prof. Rogério Castilho contribuem com o ambiente saudável e positivo na empresa

Clique aqui e acesse o perfil do palestrante que já trabalhou com grandes nomes como Silvio Santos, Gugu, Ana Maria Braga, Ronnie Von, Cátia Fonseca, dentre outros. Prof. Rogério Castilho é uma referência em promover ambientes saudáveis no trabalho, com a melhoria dos relacionamentos e da produtividade. Entre em contato agora e leve esta lenda para seu evento e empresa.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes