Um erro comum no meio empreendedor é enxergar o atendimento simplesmente como o simples ato de atender.
Nosso palestrante de sucesso Marcelo Soares, autoridade em temas relacionados ao mundo dos negócios, é enfático ao afirmar: “O atendimento não se resume em atender”. Com uma visão muito mais ampla, em seu artigo de hoje ele nos faz uma pergunta crucial para quem de fato deseja se destacar da concorrência: “Como colocar o cliente no centro do negócio?”
A resposta veremos a seguir, continue a leitura pois se trata de um conteúdo de extrema relevância e que irá agregar muito em sua jornada empreendedora. Vamos lá?
O atendimento não se resume em atender
Creio que você já leu ou ouviu um milhão de vezes, desde “gurus” da internet, até profissionais de verdadeira relevância no mercado, falarem que o atendimento ao cliente é fundamental.
Mas, já reparou que uma grande parte das reclamações do público em relação aos serviços e produtos comercializados no mercado, se referem exatamente ao atendimento ruim?
Há infinitas razões para que o atendimento deixe a desejar, e uma das raízes de tal problemática e a maneira simplista e restrita que esse atendimento é visto pelas empresas.
Como eu digo e agora repito:
“O atendimento não se resume ao atender. É um conjunto muito maior. Desde a recepção, abordagem, entender a necessidade do seu cliente, o overdelivery durante a apresentação do produto ou serviço, e por fim o fechamento.” – Marcelo Soares
O cliente no centro do negócio
A orientação ao cliente, ou o cliente no centro, é uma filosofia de negócios que coloca o cliente em primeiro lugar. Isso significa:
- Tomar decisões com as necessidades e desejos do cliente em mente;
- Proporcionar a melhor experiência possível ao cliente;
- Colocar o cliente no centro de seus valores e objetivos;
- Direcionar essa filosofia para todos os departamentos da empresa;
- Garantir que sua empresa dê a todas as suas operações um foco cultural;
- Estudo responsável e constante do cliente em termos de necessidades, percepções e preferências, bem como atitudes e níveis de satisfação.
Essas informações são buscadas não só para entender o cliente atual, mas também o futuro cliente. Dessa forma, a empresa consegue detectar tendências antes que elas ocorram. E, assim, desenhar estratégias para se manter relevante e competitivo no mercado.
Essa estratégia te ajudará a se destacar no Universo das vendas! – Por Marcelo Soares
O papel dos vendedores e atendentes é determinante para colocar o cliente no centro do negócio
Seu produto, empresa, serviço, não é o principal. O foco é o cliente, os holofotes devem se direcionar a ele. E diante dessa realidade, é impossível não pensarmos no papel essencial do vendedor nessa jornada.
Conforme comentei em minha entrevista aqui para o site:
“Há estudos de neurociência que comprovam que o cliente decide comprar ou não de um vendedor(a) em 7 segundos. Por isso a recepção é extremamente importante.” – Marcelo Soares
Tipos de vendedores e o fator humano: não somos robôs!
Sim, há vendedores e VENDEDORES. E como seres humanos, e não robôs programados para executar tarefas automaticamente, sabemos que estamos suscetíveis a diversas nuances.
Ou seja, é necessário termos em mente que nem todos os dias serão incríveis ou radiantes. Contudo, é preciso considerarmos a necessidade de dar o nosso melhor, independentemente do momento.
Se você não empreender no CNPJ do outro, você nunca terá o seu CNPJ.
Quando um vendedor compreende a necessidade de se doar e dá o seu melhor todo dia, ele ganha reconhecimento, tanto da empresa que atua quanto do mercado.
“É impossível um profissional de destaque não ser notado pelo mercado. Se você não empreender no CNPJ do outro você nunca terá o seu CNPJ.” – Marcelo Soares
Perceba que isso não sou eu que falei, é uma constatação, uma lei da vida.
Quem é você? Já parou para pensar nisso? Pois bem, você é a soma de tudo que faz rotineiramente.
Portanto, se você se doar pela metade no seu ofício, seu resultado será nada mais do que mediano, concorda? Por outro lado, caso você execute suas tarefas com maestria, os resultados serão fantásticos. É uma conta simples e resume a nossa vida profissional.
O que o líder, gestor ou responsável pela empresa deve considerar?
O responsável pelo negócio, dono(a) ou gestor(a), precisa ficar atento ao dia a dia porque não temos como controlar o rendimento emocional de uma equipe, mas com muito treinamento e uma cultura de empresa bem estabelecida, podemos diminuir drasticamente os pontos negativos no atendimento ao cliente.
Fez sentido? Então, compartilhe esse conteúdo com mais pessoas. Precisa de ajuda? A equipe de atendimento da Palestras de Sucesso terá o maior prazer em me conectar com a sua empresa e assim, levarmos minhas palestras e treinamentos para otimizar o atendimento no seu negócio. Entre agora em contato, nos vemos em breve!
Um grande abraço do amigo, Marcelo Soares!
Quero o fantástico Marcelo Soares em uma palestra no meu evento!