Quem tem um negócio, se ainda não passou por isso, muito provavelmente passará: o famoso calote do cliente. Você sabe como minimizar essa problemática, em especial em um consultório médico?
O texto de hoje do nosso especialista Dr. Willy França, te fará no mínimo repensar algumas ideias e em especial, surpreender muitos profissionais da área médica em relação a essa questão. Entenda melhor a seguir, em mais uma aula do nosso palestrante de sucesso.
3 principais estratégias de gestão de conflitos no consultório – Por Dr. Willy França
Calote do cliente: precisamos compreender o que é de fato, um paciente particular
Antes de falarmos sobre o tema calote do cliente, precisamos compreender o que é de fato, um paciente particular. Veja bem, para a esmagadora maioria dos meus colegas, paciente particular é equivocadamente entendido como “aquele que paga”.
Se observarmos a Demografia Médica 2020, veremos que mais da metade dos médicos trabalha no serviço público e privado (61%).
Perceba que este dado demonstra uma mistura de atividades, que inclui desde o atendimento de convênios, seguradoras e cooperativas.
Assim, não é difícil entender o fato de que isso é o que cria na mente dos médicos, desde os bancos da faculdade, a confusão sobre o que verdadeiramente é o paciente particular.
Como falei na minha entrevista aqui para o site:
“Para mim, paciente particular não é o que paga, pois todos pagam, não é ? Os pacientes de convênio pagam, os de cooperativa médica pagam e até os do SUS pagam. Pagam pouco, pagam muito, isso é outra história para outra palestra. O seu paciente nada tem a ver com isso. Direta ou indiretamente, o médico recebe, ele não atende de graça!” – Dr. Willy França
Sempre afirmo que paciente particular é aquele que busca pelo meu atendimento, que decide por mim para realizar um procedimento cirúrgico em seu filho, que fazem questão do meu trabalho.
O atendimento que faz a diferença
Os pacientes “particulares” estão em todos os lugares que atendo, isso é um fato, e isso se aplica até mesmo quando eu ainda atendia convênios.
Uma coisa que o profissional da área médica deve considerar é que o atendimento faz toda a diferença nesse mercado.
A disponibilidade e personalização do meu atendimento são fatores percebidos pelos pacientes, sendo que o respeito e a admiração resultam em um acordo financeiro natural e quase orgânico, sem esforços.
Até disse em minha entrevista aqui para o site:
“Claro que há uma solução para chegar nisso. Quando digo em minhas palestras e seminários que todos os meus pacientes me pagam antes do procedimento o pessoal duvida, me olha desconfiado … Mas, basta seguir o que diz nosso Código: cap. VIII, Artigo 61: é vedado ao médico deixar de ajustar previamente com o paciente o custo estimado dos procedimentos.” – Dr. Willy França
Ou seja, quando você faz um atendimento cuidadoso, com atenção, zelando pelo paciente e suprindo suas dúvidas, com paciência e dedicação, quase automaticamente o leva a efetuar o pagamento antes.
Se trata de uma sequência de ações certeiras e proativas, levando o paciente a ter a verdadeira percepção de que você é o “cara” certo para resolver o problema dele.
Faz sentido? Então não deixe de compartilhar o conteúdo com seus contatos. Um grande abraço e até a próxima.
Quero uma palestra com o Dr. Willy França em minha empresa!