Balanced Scorecard: o que é e como esta ferramenta pode ajudar seu negócio

Para além de um simples conceito, Balanced Scorecard (BSC) tem sido uma metodologia amplamente utilizada no mercado. 

E você sabe por quê?

Essa ferramenta tem possibilitado analisar organizações e indicadores de desempenho de maneira mais abrangente. Oferecendo aos dirigentes a oportunidade de desenvolverem uma gestão estratégica e efetiva por completo. 

Por outro lado, nem todos conhecem esse modelo inovador. Ou mesmo tem dúvidas sobre o que é BSC e como ele pode ser um recurso valioso para os negócios.

Procurando responder essas e outras questões, trago no artigo de hoje maiores esclarecimentos sobre Balanced Scorecard. Acompanhe-me!

Afinal, do que se trata o Balanced Scored?

Em termos para o português, o BSC pode ser traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho. Isto é, informações que versam sobre performance, baseadas em um conjunto de componentes interdependentes.

Tal definição foi criada, há mais de 20 anos, pelos professores Robert Kaplan e David Norton. À época, eles concluíram que avaliar o resultado de uma organização única e exclusivamente pela dimensão financeira não era o suficiente. 

Seria mais interessante uma análise em quatro dimensões, interligadas entre si, em um vínculo de causa e efeito. São elas: 

  • dimensão do cliente, relacionada à entrega de valor, satisfação, retenção e aquisição de consumidores;
  • dimensão de crescimento e aprendizado, associada às melhorias que a empresa pode realizar para crescer e atingir metas;
  • dimensão de processos internos, onde o foco está na qualidade dos processos, seja para aperfeiçoá-los ou inová-los;
  • e, por fim, a financeira, que diz respeito, principalmente, às métricas de rentabilidade.

O Balanced Scorecard está à sua disposição

De uma perspectiva mais equilibrada e integral, o Balanced Scorecard proporciona algo fundamental para o aperfeiçoamento de um negócio. Ele alinha os objetivos estratégicos às ações operacionais da empresa. 

Isso significa perpassar as estruturas (verticais e horizontais), de modo que cada colaborador saiba concretamente o que precisa ser feito para atingir os objetivos

Além disso, o BSC fornece uma abordagem simples e inteligente do planejamento estratégico em si. Permitindo aos acionistas, colaboradores e clientes uma comunicação e uma visão clara sobre o negócio.

Outro fator positivo desse modelo de gestão é sua dinamicidade. É possível alterá-lo, renová-lo e personalizá-lo sempre que necessário. Uma vantagem e tanto para quem está inserido em um mercado altamente competitivo e bastante mutável.

Aplicando o Balanced Scorecard na empresa

Depois de compreender um pouco mais sobre o Balanced Scorecard, é necessário colocá-lo em prática.

Para isso, deve-se construir um mapa estratégico que resuma aquelas quatro dimensões mencionadas anteriormente. 

Nesse quadro-visual, insira a missão, os objetivos, as metas, os indicadores-chave e as ações de cada dimensão.

Esses elementos irão orientar sua empresa ao resultado que deseja alcançar. Por certo, é um trabalho que demanda várias mãos. 

A boa notícia? Você pode contar com o olhar atento e especializado de um consultor externo para tamanha estruturação.

Torne seu negócio mais competitivo com as palestras de André Vidmar

Este líder, executivo, consultor e exímio palestrante tem conquistado resultados surpreendentes no mundo corporativo. 

Não por acaso, as palestras de André Vidmar são referência para gestores que buscam potencializar seus planejamentos estratégicos.

Prepare-se com o melhor, fale com André Vidmar.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes