Autoliderança para a carreira: como ela funciona? – Por Luiz Binato

Você já conhece o conceito de autoliderança para a carreira? Envolvendo fatores como o autoconhecimento e a autogestão, bem como uma postura de empreendedorismo e foco na 

realização de metas, investir na autoliderança pode ser um fator determinante para uma carreira bem-sucedida. Nosso especialista no tema, o palestrante Luiz Binato, nos fala mais a respeito, a seguir. Confira! 

Autoliderança para a carreira: fundamental para o sucesso pessoal e organizacional 

Quando se pensa em liderança, boa parte das pessoas imaginam uma espécie de “capitão”, na frente do navio encarregada de dirigir o barco;

No mundo corporativo, pensamos no capitão como o CEO. E ele desempenha um papel vital na definição da visão estratégica da empresa, bem como na liderança da tripulação, certo?

Contudo, para transformar essa visão em realidade, o “capitão” precisa de uma “tripulação” em quem possa confiar para executar a visão. É exatamente nesse sentido, que uma equipe é tão importante para o sucesso organizacional, quanto a liderança. 

Assim sendo, não é difícil concluirmos que todos os níveis de funções, todas as pessoas, todos os colaboradores que atuam na empresa, podem buscar a autoliderança em suas respectivas carreiras.

Entenda como a autoliderança é importante para a carreira 

A autoliderança se trata, antes de mais nada, de um processo interno. Podemos dizer que ela representa a incrível arte de lidar com os desafios da vida.

Pensando na carreira, é crucial que essa autoliderança observe os valores, crenças, missão, papel e objetivos que influenciam suas ações. 

A postura da autoliderança influencia o indivíduo em suas habilidades, haja vista que boa parte deles se tornam mais ágeis, e nutrem uma habilidade mais aberta às mudanças. Também apresentam maior flexibilidade, e desenvolvem uma visão orientada para a solução.

Ao desenvolver a autoliderança na carreira, ela pode funcionar deixando o profissional mais propenso aos seguintes aspectos: 

  • Oferecer uma resposta mais produtiva às situações difíceis que surgem;
  • Demonstrar responsabilidade e confiança
  • Atuar de maneira mais criativa;
  • Alcançar os objetivos e atender as responsabilidades da respectiva função;
  • Comunicação assertiva e relacionamentos fortalecidos, etc. 

“Certo, Binato. Mas me conta, como aplicar isso na minha carreira?”.

Te respondo o seguinte, querido (a) leitor (a):

“Conhecer como pensa, como sente, o que lhe é importante e prioritário na existência são os pilares da autoliderança e, se estamos vivendo a era do conhecimento, eu diria que estamos por adentrar a era da consciência, onde o livro mais importante é o do autoconhecimento.” – Luiz Binato

Pegou a “senha”? Então avance, pois o “seu número acaba de ser chamado”. Até a próxima. 

Inove e transforme sua organização com as palestras de Luiz Binato

Trabalho em equipe de baixo desempenho, líderes focados apenas em tarefas e falta de objetividade em planejamentos organizacionais. Essas são algumas das questões que o consultor e exímio palestrante Luiz Binato aborda em suas consultorias e palestras.

Se sua organização opera em cenário semelhante, não hesite em contactá-lo. Agende uma palestra de Luiz Binato e impulsione a transformação da sua equipe.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes