Atividade física: será que você está forçando a barra? – Por Dr. Igor Duarte

A atividade física é altamente recomendada, haja vista os inúmeros benefícios promovidos pela prática de esportes e exercícios em geral. Benefícios aliás, que se estendem à esfera corporativa, uma vez que a atividade física pode motivar os colaboradores das mais diversas formas, como por exemplo:

  • Melhora da autoimagem e autoestima;
  • Mudanças positivas no desempenho e no perfil profissional;
  • Saúde e bem-estar, etc.

No entanto, como em tudo na vida, equilíbrio é a chave. Ou seja, o excesso de atividade pode ter efeito prejudicial, de acordo com uma série de estudos divulgados. 

Cabe aqui, portanto, a pergunta: será que você está pegando pesado na atividade física? 

3 coisas que você pode fazer para minimizar os impactos do envelhecimento – Por Igor Duarte

Forçando a barra? Veja o que o excesso de sobrecarga na atividade física pode ocasionar 

Você talvez não saiba, mas um estudo recente indicou que o excesso de sobrecarga nas atividades físicas promove fadiga muscular que consequentemente diminui a performance física. 

Além disso, outro estudo apontou que a  carga excessiva do treinamento gera fadiga mental.

E não é só isso. Ainda conforme o estudo:

  • O treinamento exagerado,minimiza a  atividade cerebral no córtex pré-frontal;
  • Aumenta a impulsividade no processo de tomada de decisão.

Percebe como tal fato pode impactar nos diferentes setores de atuação de uma pessoa? Seja você um empresário, gestor, vendedor, seja nos negócios, seja na esfera pessoal, forçar a barra no treino pode ser altamente prejudicial. 

Fadiga cognitiva 

Outro ponto que gostaria de chamar a atenção é em relação à fadiga cognitiva:

“Neurocientistas concluíram que tanto o treinamento físico excessivo quanto o trabalho intelectual (Bournout) por períodos prolongados podem induzir à fadiga cognitiva de forma semelhante.” – Igor Duarte 

Vale dizer que a síndrome do overtraining é uma forma de esgotamento, definida em atletas de endurance por queda inexplicável no desempenho associada à intensa sensação de fadiga.

Agora me conta: você tem se equilibrado em suas atividades? Não deixe de compartilhar este conteúdo, você ajudará outras pessoas com ele. Aproveite e conheça minhas palestras, será um prazer estar em sua empresa ou evento. 

Fonte: Blain, B. et al. (2019) Neuro-computational impact of physical training overload on economic decision-making. Current Biology. doi.org/10.1016/j.cub.2019.08.054.

As palestras do Dr. Igor Duarte trazem maior bem-estar aos seus colaboradores 

Fisioterapeuta de formação, o palestrante de sucesso, Dr. Igor Duarte, se destaca no mercado por dedicar sua carreira ao ensino e à pesquisa. Especialista em Neurociências e Geriatria, é mestre em imagens médicas, fato que o torna habilitado em ensinar métodos de diagnóstico e doenças para os cursos da saúde nos níveis de graduação e pós-graduação.

Quero uma palestra do Igor Duarte agora! 

Igor Duarte

O palestrante que gera impacto e conexão com as pessoaas e se conecta diretamente com o público!

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos