Você sabe quais são as lições de Walt Disney de maior destaque? Aquelas mais inspiradoras, e que se assimiladas e aplicadas em sua empresa e carreira, podem fazer a diferença? Walt Disney é um nome conhecido em todo o mundo, não apenas pela sua contribuição para a indústria do entretenimento, mas também pela sua habilidade em criar experiências únicas para os seus clientes. E o método Disney de atendimento ao cliente é uma prova disso.
Pensando nisso, no artigo de hoje, nossa grande referência no universo Disney, o palestrante de sucesso e número 1 em carisma, Bruno Gonçalves, nos leva a refletirmos sobre aquelas que ele considera como as 5 maiores lições que podemos aprender com Walt Disney. Acompanhe!
Uma das principais lições de Walt Disney: siga sua paixão (e transforme-a em seu trabalho)!
Falar sobre o tio Walt é falar em uma pessoa sonhadora em sua essência. Sua preocupação inicial era o de realizar, antes de qualquer outra coisa.
O dinheiro? Isso vinha bem depois. Tanto que nosso mestre chegou a vender as suas animações pelo valor de custo, pois “esqueceu” de colocar o lucro. Este fato revela o quanto a paixão pelo que fazia era o que mais importava.
Dito isso, posso dizer que considerando tal característica, a primeira grande lição dele é fazer o que se ama.
Afinal, dessa forma, você terá maiores chances de entregar um trabalho fora da curva, excelente e encantador.
Como eu comentei na minha entrevista aqui para o site:
“Hoje tem gente ganhando dinheiro com tudo, literalmente tudo, então por que você não pode pegar essa sua paixão e transformar em negócio? Walt achava que tinha chegado tarde demais no mercado das animações e olhe o que ele fez! Se você é bom em algo e isso o faz feliz você achou o trabalho que o fará feliz.” – Bruno Gonçalves
O dinheiro será consequência de um trabalho de excelência
A lição dois que eu quero compartilhar com você aí do outro lado da telinha, e que ensina
demais em relação sobre como as coisas acontecem na vida, e que está ligada com a primeira lição, é foque NO QUE e não no dinheiro.
Tá, parece clichê, mas o dinheiro será consequência de um trabalho de excelência. Lembrando, obviamente, que essa lição se aplica somente se você já tem pelo menos o seu sustento.
Não podemos, em hipótese alguma, romantizar a pobreza extrema e culpabilizar quem não tem o que comer. Contudo, em linhas gerais, direcione seus esforços para executar com excelência e qualidade, que certamente o retorno financeiro virá.
A vida de Walt Disney mostrou isso. Lembra? Ele esqueceu de colocar o lucro no produto dele pois a felicidade dele estava em fazê-lo.
Entenda a linha tênue entre teimosia e perseverança
“Como terceira lição do seu legado eu diria que você deve entender e descobrir a linha tênue entre teimosia e perseverança. Você acredita na sua visão de negócio de toda a sua mente e coração? Vá em frente!” – Bruno Gonçalves
Você sabia que Walt foi chamado de louco pelo fato de desejar realizar o primeiro longa metragem animado? Imagine se ele tivesse se deixado abalar pela mídia e críticas negativas na época?
O primeiro longa que ele decidiu fazer foi “A Branca de Neve e os Sete Anões”, e resultou numa revolução, mudando a indústria e sendo hoje, recordista em estatuetas de Oscars recebidas.
E não foi só isso, ele mesmo desenvolveu uma câmera para as suas animações, que na época eram filmadas, e fez isso sem ser engenheiro ou coisa do tipo. Sem contar que ele criou o primeiro parque temático da história, a Disneyland (não confunda parque temático com parque de diversão).
Ou seja, se aquilo é o que você acredita, vá em frente!
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Uau Business – Bruno Gonçalves (@uau.business)
Acredite nas pessoas
A quarta lição que eu quero compartilhar sobre o legado de Walt Disney é: acredite nas pessoas.
Um fato curioso sobre nosso nobre Walt, é que ele chegou a acreditar tanto nas pessoas, que foi ludibriado e teve uma de suas obras roubadas, o “Oswald, o coelho sortudo”, exatamente por confiar demais.
Contudo, mais uma vez ele não se deixou levar negativamente pelo fato. Ele sabia que o sonho que ele sonhava, não podia ser só dele. Portanto, ele abraçava as pessoas com esse sonho e as fazia sonhar com ele.
Uma das frases mais icônicas dele, e minha preferida é:
“Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade” – Walt Disney
Atente-se aos detalhes! Uma das maiores lições de Walt Disney
Deixei por último uma das lições mais significativas de Walt Disney: a atenção aos detalhes. Umas das características que ele nutria era ter uma atenção meticulosa aos detalhes.
Sobretudo pelo fato de entender que, para criar experiências verdadeiramente memoráveis, era necessário cuidar de todos os aspectos, por menor que fossem.
Que tal a partir de agora, ter uma atenção maior aos detalhes e garantir que cada elemento esteja alinhado com a sua visão geral? Isso certamente poderá diferenciar sua empresa, ou mesmo você, da concorrência, trazendo mais sucesso e resultados.
Agora é com você! Coloque agora mesmo em prática essas 5 lições que titio Walt nos deixou de legado e veja a mágica acontecer! Depois volta aqui e me conta os resultados, combinado?

