Aqui está uma das coisas mais difíceis nos diálogos e na vida – Por Patricia Capeluto

Diga uma coisa: alguma vez você já se sentiu desconfortável em fazer um pedido a alguém? 

Por quê? Medo de ser rejeitado, julgado ou de incomodar o outro? Parecer um sinal de fraqueza, dependência ou egoísmo? 

Mas será que é mesmo?

Em seu artigo de hoje, nossa palestrante referência em comunicação, Patricia Capeluto, nos convida a refletir sobre como os pedidos podem ser uma forma de expressar nossas necessidades, sentimentos e desejos, e como eles podem nos ajudar a construir relações mais saudáveis e autênticas. Acompanhe!

Umas das coisas mais difíceis nos diálogos e na vida é fazer pedidos

Pedir pode ser assustador, afinal, muitas vezes isto está relacionado à imagem que temos de nós mesmos. Aliás, já parou para pensar sobre qual a história que você conta pra si mesmo sobre quem você é?

Seja pedir por atenção, pedir por empatia, pedir pra ser escutado, para ser cuidado, ou pedir por descanso, por exemplo, pode não soar como algo simples e fácil. Em nossa lógica, se contamos para nós mesmos que somos fortes, como vamos pedir colo?

Se contamos que somos eficientes, como pedir por descanso?

Se contamos pra nós mesmos que somos competentes, como vamos aceitar pedir ajuda?

Se somos sempre o ouvido atento, como pedir pra sermos acalentados e escutados?

É como se não tivéssemos direito, como se esses pedidos quebrassem a nossa autoimagem e ficamos então sem identidade no mundo. ⠀

Trabalho em equipe: como lidar com os desafios e dificuldades de se relacionar com o outro- Por Patricia Capeluto

Como seremos amados e respeitados se mostrarmos nossa fragilidade?

Tais crenças que criamos, como as mencionadas acima, limitam nossas relações pois não conseguimos expressar e mostrar o que é importante para nós. 

Contudo, não precisa ser assim, “a ferro e fogo”

Não se trata desse dualismo do tudo ou nada, do forte ou fraco, da competência ou incompetência, do certo ou errado, haja vista que somos seres complexos e há beleza nisso.

O que conecta as pessoas é a vulnerabilidade e a humanidade que há nelas.

Quando você é autêntico, autoriza os outros a serem autênticos também. E meu convite é para que você se encoraje a expressar isso.⠀

Líderes e colaboradores: o poder de fazer pedidos para otimizar a comunicação 

Para os líderes que desejam melhorar sua comunicação e ter mais confiança e assertividade para abordar conversas difíceis, melhorar o processo de feedback com seus times, se conectar melhor com eles e influenciá-los mais, fazer pedidos pode ser uma ferramenta poderosa. 

Quando um líder pede feedback de sua equipe, por exemplo, ele mostra que valoriza as opiniões e contribuições de seus colaboradores, o que pode aumentar o comprometimento e engajamento da equipe.

Por outro lado, para os colaboradores que desejam aprender como falar sobre o que é importante para eles, sem medo e melindres, fazer pedidos também pode ser uma forma eficaz de se expressar.

Pense nisso e até a próxima!

As palestras de Patricia Capeluto já capacitaram e impactaram mais de 2.000 profissionais em empresas de diferentes segmentos

Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo.  Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!

Quero a Patricia Capeluto em meu evento!

Patricia Capeluto

TedX Speaker que já ajudou mais de 2.000 pessoas a se comunicarem e se relacionarem melhor nas empresas.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos