É inegável o fato de que medo de falar em público é algo extremamente intenso, colocando o indivíduo em uma situação de total vulnerabilidade.
A pessoa se sente exposta aos demais e num momento totalmente imprevisível, o que por sua vez, aciona o lado mais primitivo do cérebro, que é nosso instinto de preservação. No entanto, para que possamos evoluir em nossas carreiras, projetos e relacionamentos em geral, é importante aprendermos a lidar com essa questão com maior naturalidade. O palestrante Ari Brito, referência no assunto, nos traz em seu artigo de hoje, uma estratégia eficaz que certamente ajudará você aí do outro lado e dominar o medo de falar em público, acompanhe a seguir.
Lidar com o medo de falar em público : já pensou que você pode encarar essa situação?
Você sabia que o medo de falar em público é praticamente equivalente ao medo da morte, de acordo com a ciência?
Alguns fatores são responsáveis por desencadear esse medo avassalador, contudo, uma pergunta que sempre me fazem é: “Ari, é mesmo possível vencer o medo de falar em público?Há algum tipo de dica, macete, estratégia para lidar com o pavor de se expor e se comunicar?”
Vamos lá. De antemão, é importante termos em mente a pessoa que tem esse pânico de se expor, encontra-se num momento de total vulnerabilidade. É como se ela estivesse caminhando para uma “cadeira elétrica”, no “corredor da morte”. Essa sensação de que não se tem controle algum da situação, do imprevisível, aciona a chavinha do lado primitivo do nosso cérebro que leva então o holofote ao famoso instinto de preservação.
Conforme eu comentei na entrevista para o site Palestras de Sucesso:
“Desde os homens das cavernas sabemos que para evitar os predadores nos escondíamos nas cavernas para não ser devorados, então é natural querermos nos esconder. Naquela época, quando sentíamos perigo, o cérebro produzia adrenalina para nos deixar atentos e isso por causa do medo.”
Diante disso eu tenho três coisas para falar:
1- Sentir medo não é ruim como muitos acham,haja vista que se trata de forma que o cérebro cria para nos proteger.
2- A questão é que no mundo moderno não podemos nos esconder. Uma das principais competências do mundo moderno é a clareza na comunicação.
3- É possível encarar essa situação sim, e eu te mostro como a seguir.
Deixar de lado o cérebro primitivo e acionar o neocórtex é fundamental para potencializarmos nossas vidas e carreiras
Eu gosto de mostrar às pessoas que deixar de lado, portanto, o cérebro primitivo e acionar o neocórtex é fundamental para potencializarmos nossas vidas e carreiras.
Contudo, se faz necessário compreendermos quais são os pontos emocionais que desencadeiam esses medos, como o medo de falar em público, por exemplo.
Aquele que considero o item mais importante é o chamado cérebro reativo. É comum que na infância, algumas pessoas tenham recebido diversos estímulos negativos. O que acontece em decorrência de tal fato, é que eles bloqueiam as pessoas.
Um exemplo:
“Uma criança que quer falar para os pais quando criança e os pais falam “fica quieta que os adultos estão conversando, não atrapalha” causa uma reação de bloqueio e toda vez que a pessoa pensa em falar em público pensa naquela bronca e acaba não falando, então o cérebro reativo faz com que queiramos evitar aquela situação para evitar broncas ou desconfortos.”
A eterna busca por aceitação e reconhecimento
Outro valor emocional muito forte que gera barreiras na comunicação é a necessidade exacerbada de reconhecimento. É quando ficamos buscando aceitação e reconhecimento das outras pessoas e em geral, quando vamos falar em público fica a sensação de que precisamos da aprovação das pessoas.
O resultado desse comportamento é aquele peso emocional muito maior do que a situação em si, compreende?
Comentei também na minha entrevista, o seguinte:
“Por tudo isso, ao explicar essas situações todas e apresentar de forma clara, as pessoas percebem que o medo e receio de falar em público tem muito mais a ver com o nosso emocional e nossas experiências anteriores do que efetivamente aquele momento, então eu proporciono um esvaziamento emocional da situação em si e isso acaba facilitando a compreensão do seu papel como orador.”
A estratégia que você pode utilizar para lidar com o medo de falar em público
É importante que você, que busca se aprimorar em sua esfera de atuação e que deseja encarar esse medo, tenha em mente uma coisa:
A comunicação é uma habilidade. Se praticada muitas vezes com esse olhar consciente, você certamente conquistará resultados excelentes.
Trago comigo a experiência de ter 100% de aceitação na técnica que te revelo nas próximas linhas, e tenho o resultado de contar com alunos que se transformaram em grandes oradores.
E qual seria essa técnica, essa estratégia? Pois bem:
“A melhor forma de encarar a situação de falar em público é adotar a estratégia de tirar o peso emocional do momento, entendendo que é uma situação corriqueira e precisa ser praticada até ter uma qualidade desejada.”
Tenha em mente que você não é o centro das atenções, mas o assunto é. Você é apenas um facilitador, um instrumento. Portanto, esvazie o momento, invés de valorizar e se isso não for suficiente, pense que não estamos mais nos tempos das cavernas.
Que tal colocar em prática e treinar? Lembre-se, estou aqui para lhe ajudar no que for preciso. Juntos, somos mais fortes. Grato pela sua atenção e na certeza de te ver em minha próxima palestra e treinamento, deixo aqui um fraterno abraço. Até logo.
Quero uma palestra de Ari Brito em minha empresa ou evento!