Aprenda com suas falhas- Por Alberto Araújo

Preste atenção nisso que eu vou te falar agora: quando falamos em superação e motivação, é necessário levar em conta aquele que é um dos sentidos mais importantes e que todos nós, seres humanos, temos: a dor.

Apesar de muitos pensarem o contrário, a dor gerada por nossas falhas, consequentemente, nos permite a aprendizagem com os erros. 

“Se há algo que pode lhe dar lições para a vida toda, são seus fracassos. Aprenda com eles.”

É sobre isso que falo a seguir, me acompanhe!

Sem o fracasso, não aprenderíamos o que é sucesso

Quando se deixa de ser criança e se passa à vida adulta e profissional, o fracasso é muitas vezes visto como algo negativo. 

Vamos pegar, como exemplo, uma empresa que lança um novo produto, ou ainda que tenta uma nova iniciativa de marketing. Tal iniciativa quase sempre terá KPIs que se concentram em elementos como o crescimento das vendas, o crescimento do lucro ou um aumento nos pedidos.

Esse é o modus operandi, perfeitamente compreensível e natural para a maior parte das empresas. É preciso medir o sucesso e o ROI de qualquer iniciativa, certo?

Embora o sucesso certamente deva ser comemorado, o que pode fazer uma empresa se destacar não é apenas como ela lida com o sucesso, mas como lida com o fracasso. Afinal, nenhuma pessoa ou empresa tem sucesso em tudo, e o fracasso pode nos ensinar muito.

Inovar implica muitas vezes, em errar 

Muito se fala hoje sobre a importância da inovação. E isso, na maioria das vezes, envolve assumir um risco; às vezes grande, às vezes pequeno. Qualquer risco tem uma chance de fracasso, então é lógico que o medo do fracasso inibe assumir riscos, o que pode inibir a inovação.

O importante é entender as falhas e aprender com elas. Do alto da minha experiência, descobri que as lições mais difíceis e importantes sempre vêm de nossos fracassos , o que, em última análise, nos ajuda a ter sucesso.

Se você olhar a história de empreendedores de sucesso, verá que muitas vezes eles tiveram vários fracassos antes de se tornarem bem-sucedidos. 

Aprender com o fracasso é importante em todos os aspectos da vida e dos negócios – de muitas maneiras, o fracasso é a chave para o sucesso.

O fracasso ensina que o sucesso nunca é garantido

Winston Churchill disse uma vez:

“ O sucesso é passar de fracasso em fracasso, sem perda de entusiasmo.”

Ao tentar algo novo, seja começar um negócio online , se candidatar ao emprego dos seus sonhos, começar um blog ou até mesmo começar um novo relacionamento, todos desejam alcançar o sucesso. Infelizmente, esse desejo de sucesso às vezes pode ser limitante.

Por exemplo, algumas pessoas sempre quiseram começar seu próprio negócio, mas nunca o fizeram porque não têm certeza se alcançarão o sucesso. Eles ficam presos numa espécie de paralisia da análise e ficam esperando o momento perfeito, que nunca chega, infelizmente. 

Seu desejo de sucesso na verdade os impede de iniciar seus negócios. Alguém que experimentou o fracasso, por outro lado, entende que o sucesso nunca está garantido. Às vezes, a falha acontece devido a fatores fora do seu controle. Quando você passa por um grande fracasso, portanto, entende que as coisas podem dar errado, apesar de seus melhores esforços. Ter experimentado o fracasso o empurra a ir atrás de seus sonhos. Ele ensina a continuar tentando e tentando até acertar. Isso é o que eventualmente leva ao sucesso.

E você: o que aprendeu com suas falhas e erros? Compartilhe conosco!

Com a Palestra de Alberto Araújo, seus colaboradores terão novas perspectivas sobre erros 

Com as palestras de Alberto Araújo, sua equipe se sentirá envolvida em novas perspectivas e soluções. Afinal, ele tem a habilidade de  levar os colaboradores a atingirem suas metas pessoais e profissionais, através de engajamento, foco e proatividade, despertando em cada um, a necessidade de agir para colher o fruto de suas sementes.

Acesse seu perfil, clique aqui e descubra mais sobre este grande conhecedor da vida, da arte e dos negócios.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes