A importância da reciprocidade nos negócios, nos relacionamentos e na vida – Por Santucci

Reciprocidade nos negócios é algo fundamental para você? Na verdade, seja nos business, seja nos relacionamentos, e na vida mesmo, em linhas gerais, a reciprocidade é no mínimo, algo importante, não concorda? 

Contudo, fazendo um recorte para o ambiente corporativo e das tratativas de negócios, há até mesmo uma regra, ou se preferir, uma estratégia, conhecida como a regra de ouro, ou se preferir, lei da reciprocidade.

A princípio, você saberia sobre o que aborda exatamente esta regra de ouro para o mundo corporativo? 

Falo um pouco mais sobre o tema no decorrer do meu artigo de hoje, aqui no blog da Agência Palestras de Sucesso, a número 1 do Brasil. Me acompanhe!

Reciprocidade nos negócios: como você gostaria de ser tratado? 

Eu costumo dizer quando sou questionado sobre a questão da reciprocidade, que se você não pode esperar do próximo (isso nos relacionamentos em geral), o mesmo comportamento que o seu, há apenas duas possibilidades:

1- Você está em um relacionamento ruim;

2- Você mesmo não está construindo uma relação sadia. 

Perceba que há diferença entre fazer esperando algo em troca e dar para receber.

Dar para receber tem relação com a generosidade, compreende?

Contudo, quando não há retorno, você pode simplesmente escolher continuar ou plantar suas melhores sementes em outros campos. 

Independentemente da sua escolha, não permita  que o outro te modifique pela dureza dele, nem tampouco pela incapacidade de amar!

Como eu disse em um post no Instagram: 

“Permita-se vulnerável, retorne os elogios, as declarações de amor, as chamadas, comprometa-se!”

E como bem disse Brené Brown: 

“Devemos amar com todo coração, mesmo que não haja garantias. Isso não nos torna vulneráveis, nos torna vivos.”

Saiba mais sobre o princípio da reciprocidade nos negócios

O assunto da reciprocidade nos negócios é extenso, contudo, gostaria de deixar apenas um “prato de entrada” para introduzir a temática aos leitores. Aprecie e se quiser se aprofundar, o que vale muito a pena, confira minhas palestras, treinamentos e mesmo mentorias, ok? 

Pois bem, há algumas questões de psicologia de marketing que trazem a você, a oportunidade de trabalhar o conceito da reciprocidade nos negócios, tome nota: 

  • Como posso fazer meu cliente se sentir  recebendo algo de valor, ao invés de ter a sensação de ser o único a me dar algo? 
  • Posso oferecer cupons, descontos especiais ou determinados privilégios ao cliente?
  • Como posso permitir que os clientes saibam a melhor maneira de “agradecer” à minha empresa por lhes proporcionar uma experiência positiva?

Agora que você já tem uma noção um pouco mais clara sobre reciprocidade, me diga: que tal colocar em prática agora mesmo?

Nos falamos mais no próximo post e claro, quero te ver em minhas palestras, workshops e treinamentos, será uma grande honra! Até lá e lebre-se: sucesso é o caminho! 

As palestras de Santucci são mais do que inspiradoras, são revolucionárias!

Com décadas de experiências no mercado, Santucci não é apenas um sobrenome. Hoje as palestras de Santucci são frutos da sua marca pessoal, impactando e inspirando milhares de pessoas onde quer que ele esteja.

Acesse o perfil de Santucci e descubra mais sobre o que está por trás dessa marca de sucesso.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes