Reciprocidade nos negócios é algo fundamental para você? Na verdade, seja nos business, seja nos relacionamentos, e na vida mesmo, em linhas gerais, a reciprocidade é no mínimo, algo importante, não concorda?
Contudo, fazendo um recorte para o ambiente corporativo e das tratativas de negócios, há até mesmo uma regra, ou se preferir, uma estratégia, conhecida como a regra de ouro, ou se preferir, lei da reciprocidade.
A princípio, você saberia sobre o que aborda exatamente esta regra de ouro para o mundo corporativo?
Falo um pouco mais sobre o tema no decorrer do meu artigo de hoje, aqui no blog da Agência Palestras de Sucesso, a número 1 do Brasil. Me acompanhe!
Reciprocidade nos negócios: como você gostaria de ser tratado?
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Eu costumo dizer quando sou questionado sobre a questão da reciprocidade, que se você não pode esperar do próximo (isso nos relacionamentos em geral), o mesmo comportamento que o seu, há apenas duas possibilidades:
1- Você está em um relacionamento ruim;
2- Você mesmo não está construindo uma relação sadia.
Perceba que há diferença entre fazer esperando algo em troca e dar para receber.
Dar para receber tem relação com a generosidade, compreende?
Contudo, quando não há retorno, você pode simplesmente escolher continuar ou plantar suas melhores sementes em outros campos.
Independentemente da sua escolha, não permita que o outro te modifique pela dureza dele, nem tampouco pela incapacidade de amar!
Como eu disse em um post no Instagram:
“Permita-se vulnerável, retorne os elogios, as declarações de amor, as chamadas, comprometa-se!”
E como bem disse Brené Brown:
“Devemos amar com todo coração, mesmo que não haja garantias. Isso não nos torna vulneráveis, nos torna vivos.”
Saiba mais sobre o princípio da reciprocidade nos negócios
O assunto da reciprocidade nos negócios é extenso, contudo, gostaria de deixar apenas um “prato de entrada” para introduzir a temática aos leitores. Aprecie e se quiser se aprofundar, o que vale muito a pena, confira minhas palestras, treinamentos e mesmo mentorias, ok?
Pois bem, há algumas questões de psicologia de marketing que trazem a você, a oportunidade de trabalhar o conceito da reciprocidade nos negócios, tome nota:
- Como posso fazer meu cliente se sentir recebendo algo de valor, ao invés de ter a sensação de ser o único a me dar algo?
- Posso oferecer cupons, descontos especiais ou determinados privilégios ao cliente?
- Como posso permitir que os clientes saibam a melhor maneira de “agradecer” à minha empresa por lhes proporcionar uma experiência positiva?
Agora que você já tem uma noção um pouco mais clara sobre reciprocidade, me diga: que tal colocar em prática agora mesmo?
Nos falamos mais no próximo post e claro, quero te ver em minhas palestras, workshops e treinamentos, será uma grande honra! Até lá e lebre-se: sucesso é o caminho!
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