A crise bateu à sua porta? Então, veja como transformá-la em oportunidade!- Por Leonardo Paixão

Crise e oportunidade: palavras que, à princípio, parecem antagônicas. Contudo, você certamente já deve ter ouvido falar que toda crise carrega em si, uma enorme parcela de oportunidades.

Como enxergar algo positivo no momento me que a crise bate à sua porta? O mestre das franquias, o professor e palestrante Leonardo Paixão, nos conta, a seguir, em mais um post inspirador para você que empreende e que já riscou a palavra desistir do seu dicionário. Confira! 

Gestão de crise: fique atento para perceber o que o olho comum não enxerga

Você tem a visão de águia? Aquela que consegue ver, além do alcance comum? Antes de mais nada, é importante ter em mente que todo empreendedor deve ter como fator determinante em seu negócio, a execução de um gerenciamento de crises efetivo.

O gerenciamento de crises, nada mais é do que a aplicação de estratégias projetadas para ajudar uma organização a lidar com um evento negativo, que pode ser repentino e significativo.

Quando uma crise pode ocorrer?

Uma crise pode ocorrer como resultado de um evento imprevisível ou uma consequência inesperada de  algum acontecimento apontado como um risco potencial. Em ambos os casos, as crises quase invariavelmente exigem que as decisões sejam tomadas rapidamente para limitar os danos à organização.

A crise aconteceu: como reverter? 

Eu gosto de reafirmar a importância da inovação e criatividade para lidar com momentos difíceis, como os de crise. Mas eu também jamais deixo de salientar o seguinte fato: inovar não pode ser confundido com substituir.

O que quero dizer com isso? Conforme declarei na minha entrevista aqui no site:

“A inovação é importante, mas não podemos confundir inovar com substituir. Devemos ser fiéis a nossa missão, visão e valores. A crise é uma oportunidade sim. Temos que sair da zona de conforto e tomar decisões fora da caixa. Mas de nada adianta tapar o sol com a peneira e mudar tudo da noite pro dia.”

Dicas para lidar com a crise e extrair dela, as melhore oportunidades 

Sair da zona de conforto é imprescindível para que você possa, de fato, encontrar oportunidades em um cenário de crise.

Eu selecionei algumas dicas para que o empreendedor possa lidar melhor com essa questão, veja:

  • Tenha coragem de tomar decisões, mesmo que elas sejam difíceis e tristes;
  • Analise se vale a pena manter o plano inicial;
  • Observe os pontos favoráveis e contrários. O que se sobressair te dará a direção a seguir;
  • Se você decidir continuar, “reme” com coragem no mar da crise e faça “das tripas coração” pra fazer acontecer e reverter a situação;
  • No caso de perceber que a luta não vale a pena, ok. Recalcule a rota e planeje um novo futuro.

Como eu disse:

“ Muitas vezes vemos que não vale a luta. Neste caso, é planejar um futuro diferente, aceitar que todo o vivido foi um grande aprendizado e lutar em outras frentes em busca de resultado e felicidade.”

Se este conteúdo fez sentido para você, fará também para outras pessoas. Portanto, compartilhe com o maior número de pessoas. Te vejo nas minhas palestras e mentorias. Até lá.

As palestras e mentorias de Leonardo Paixão colocam você e seu negócio nos trilhos do Sucesso!

Atuando no segmento de palestras e mentoria há 15 anos, Leonardo Paixão é fundador da escola de idiomas inFlux, que já conta com cerca de 200 franquias e 60 mil alunos.

Autor do livro “Professor, dê o seu show – tudo sobre os bastidores de uma escola de idiomas”, Leonardo Paixão, ou “Mentor Paixão”, como também é conhecido, é o profissional perfeito para que seu evento seja memorável e para eletrizar seu time de vendas e atendimento, bem como empreendedores em geral.

Clique aqui e conheça mais sobre este extraordinário palestrante.

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes