A Arte da Organização: Como Ela Impacta Diretamente a sua Saúde Mental‌ – Renata Mencalha

Você já parou para pensar no impacto da organização na saúde mental? A verdade é que a organização pessoal é fundamental para diversas áreas da vida, como produtividade, motivação e satisfação.

Mas, ser uma pessoa organizada também tem outro impacto extremamente positivo: aumentar seu bem-estar.

Pensando nisso e aproveitando este Setembro Amarelo, neste artigo de hoje vamos entender mais sobre a influência de uma vida mais organizada na saúde mental. Vamos lá?

Setembro Amarelo e Organização: qual é a relação?

O Setembro Amarelo é o mês de conscientização sobre o suicídio, a segunda causa de mortes entre jovens no mundo que, muitas vezes, está relacionada a alguma doença mental como a depressão, por exemplo.

Dentre os diversos fatores que causam impactos negativos na nossa saúde mental estão os nossos relacionamentos, autoestima, estresse e, até mesmo, a falta de organização.

Afinal, a organização é um termo que vai muito além da arrumação de nosso espaço físico, e engloba questões como organização de rotinas, tempos e demandas profissionais.

Muitas vezes, com a correria diária, nossa rotina pode se tornar um caos. Em alguns dias, você tem a sensação de que tudo está acontecendo ao mesmo tempo, e que não há pausa nem mesmo para respirar.

Além disso, com a desorganização, suas tarefas podem se acumular, você pode se esquecer de algum compromisso importante, o que pode gerar um grande estresse.

Como favorecer a saúde mental através da organização pessoal?

Para cuidar da sua saúde mental, existem alguns hábitos de organização que você pode adotar a fim de diminuir o estresse e a ansiedade do dia a dia.

1) Planeje-se

Além de te ajudar a organizar melhor suas demandas de forma mais tranquila, o planejamento te ajudará a não se esquecer de nada importante, uma vez que promove uma maior estruturação da sua rotina.

2) Comece com pequenas mudanças

Desfazer seus hábitos antigos de desorganização de uma hora para a outra é praticamente impossível. Por isso, comece pequeno, tentando ter, pelo menos, uma lista de tarefas para o dia, reduzindo as distrações e usando despertadores para se lembrar de compromissos.

3) Faça terapia

A terapia é uma ótima opção para te ajudar a compreender as razões “escondidas” para esse seu comportamento de desorganização. Ao entender o porquê por trás de suas ações, será muito mais fácil realizar mudanças significativas.

O que você achou destas dicas? Existe alguma outra que você acrescentaria à lista? Conte nos comentários!

Gostou do artigo? Imagine ter este palestrante em seu evento ou empresa! Clique no botão e peça uma cotação!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes