Gente feliz dá lucro: conheça 3 estratégias para aumentar a felicidade dos seus colaboradores – Por Bruno Gonçalves

Em sua empresa você costuma lançar mão de estratégias para aumentar a felicidade dos seus colaboradores? Já parou para pensar no quanto isso pode ser necessário para o sucesso do seu time e consequentemente, da empresa no geral? Afinal, como muito bem diz o palestrante reconhecido nacionalmente por “trazer aquele quentinho no coração” de todos, por onde quer que ele passe, Bruno Gonçalves

“Gente feliz dá lucro!”

Preparado? Preparada? Então vamos juntos nessa jornada de felicidade e lucratividade com o querido Bruno, a seguir!

Você sabe qual é o principal caminho para aumentar a felicidade dos seus colaboradores?

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Líder: você sabe qual é o principal caminho para aumentar a felicidade dos seus colaboradores? 

Antes de te mostrar esse “GPS”, é fundamental que você tenha em mente o quanto é importante contar com pessoas que se sintam felizes em atuar na sua equipe, na sua empresa.

Só para você ter uma ideia, quero te apresentar alguns dados relevantes, que provam o quanto gente feliz significa mais produtividade e por isso mais dinheiro no bolso da empresa. Os dados a seguir, são de uma pesquisa conduzida pela consultoria McKinsey & Company, onde foi analisado o impacto da felicidade dos funcionários nas empresas. 

“Vale dizer que a pesquisa envolveu mais de 1.000 empresas em todo o mundo e descobriu que empresas com funcionários felizes têm um desempenho financeiro melhor do que empresas com funcionários infelizes.”

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 Aqui estão alguns dados específicos da pesquisa:

  1. A felicidade dos funcionários está correlacionada com a satisfação dos clientes: a pesquisa da McKinsey descobriu que empresas com funcionários felizes têm uma probabilidade 10% maior de obter uma alta pontuação na satisfação do cliente do que empresas com funcionários infelizes.
  2. A felicidade dos funcionários está correlacionada com a retenção de funcionários: a pesquisa descobriu que empresas com funcionários felizes têm uma probabilidade 50% maior de reter seus funcionários do que empresas com funcionários infelizes. A retenção de funcionários pode levar a uma redução nos custos de contratação e treinamento, o que pode aumentar a lucratividade das empresas.
  3. A felicidade dos funcionários está correlacionada com a produtividade: a pesquisa descobriu que empresas com funcionários felizes têm uma produtividade 20% maior do que empresas com funcionários infelizes. A produtividade pode levar a um aumento na produção e no desempenho da empresa.
  4. A felicidade dos funcionários está correlacionada com o lucro: a pesquisa descobriu que empresas com funcionários felizes têm um lucro operacional 21% maior do que empresas com funcionários infelizes. O lucro operacional é a receita menos os custos operacionais, e é um indicador importante da saúde financeira da empresa.

Retomando, em síntese, o caminho para aumentar a felicidade dos seus colaboradores pode ser resumido em um único termo: “EMPATIA”. 

Ou seja, se colocar no lugar do liderado de fato, “calçar os seus sapatos” e entender DE VERDADE como é a vida dele na empresa. 

Quando o líder tem a coragem de fazer isso, entende literalmente onde o calo aperta e assim, pode mudar suas atitudes e exigências. 

Aqui estão algumas importantes estratégias para aumentar a felicidade dos seus colaboradores

“De forma mais profunda e usando o jargão corporativo eu diria que a estratégia geral é criar uma  experiência de trabalho positiva para o colaborador para que ele crie uma experiência positiva para o cliente. E quando digo isso digo que devemos criar essa experiência para todos os colaboradores, não só os que entram em contato com o cliente diretamente.” – Bruno Gonçalves
Tome nota de 3 estratégias importantes, a seguir:

1- Feedback constante e honesto

É sempre relevante tratarmos sobre feedback. Você precisa aplicá-lo de maneira constante e honesta. Não fazendo o que geralmente fazem, que é o famoso e repelido FODEBACK. Feedback também pode ser positivo.

2- Salário justo e digno

Ninguém é feliz passando fome. Deixe de ser mão de vaca com quem precisa encantar seu cliente.

3- Cultura corporativa

Como é o ambiente de trabalho da empresa? Não só o espaço mas também aquele clima que fica no ar? De confiança? De  credibilidade? Ou paira no ar aquela vontade de sumir e ir para casa para fugir de um ambiente tóxico?

Então, que tal implementar essas estratégias na sua empresa e colher os benefícios? Invista na empatia, no feedback constante e honesto, e garanta um salário digno para os seus colaboradores. Promova uma cultura corporativa saudável e transforme a experiência de trabalho para melhor. Afinal, gente feliz dá lucro!

Quer aprender mais sobre como manter seus colaboradores felizes e impulsionar o sucesso da sua empresa? Participe das minhas palestras e descubra estratégias eficazes. Nos vemos na próxima? Te aguardo! Grande abraço do seu amigo, Bruno Gonçalves!

Quero uma palestra UAU de Bruno Gonçalves em meu evento!

Bruno Gonçalves

Especialista em experiência do cliente e do colaborador.

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