A Síndrome do Impostor é um tema bastante comentado na esfera corporativa, despertando um elevado índice de interesse nas empresas. Tanto que a busca por palestras que abordam a questão é recorrente.
O que? Você não sabe do que se trata? Grosso modo, ela é caracterizada por um sentimento de fraude, como se suas conquistas fossem mera sorte ou obra do acaso. Essa dificuldade em admitir e aceitar o merecimento, ilustra bem o conceito do termo Síndrome do Impostor.
O palestrante de sucesso, Paulo Torrezan, comenta o tema a seguir, em mais um artigo exclusivo para o blog da Sucesso. Acompanhe mais uma aula do nosso mestre!
Muitos vendedores são acometidos pela Síndrome do Impostor
Quem atua com vendas, sobretudo no início de carreira, tem chances de ser “diagnosticado” – digamos assim, com Síndrome do Impostor.
Pessoas que ocupam postos muito competitivos ou que estão constantemente sob supervisão e avaliação, estão sujeitas a apresentar certas características que comprovam a presença da síndrome.
Você já passou por isso? Conhece alguém que está assim?”
Se você já se sentiu que estava numa posição e que você não era merecedor daquela posição, se você acha que as pessoas estão falando que você está ali porque é amigo de alguém que o colocou no cargo, ou que você fez alguma tramoia para chegar onde está, é quase certo que está sofrendo da Síndrome do Impostor.
Alguns exemplos práticos
Quando você não se sente confortável naquela posição que está, não acredita que é capaz e se boicota, isso revela um quadro típico dessa síndrome.
Um exemplo prático, falando sobre vendas:
O vendedor tem metas para cumprir, e sente que está enganando alguém ali no ambiente da empresa, que está só enrolando no trabalho.
Lembre-se: o importante é você ver se você realmente é capaz de fazer o que você faz. Se você está cumprindo suas metas, é por merecimento, por determinação, obstinação, pelo seu trabalho e pela qualidade dele e não por sorte.
Descubra aqui qual é a verdadeira diferença entre o sucesso e o fracasso – Por Paulo Torrezan
Eu já passei por isso
Quando você fica durante um muito tempo numa posição, é por você ser merecedor. Eu já estive em posição de gestão em várias empresas multinacionais.
Empresas grandes, e de vez em quando eu tinha essa sensação de “impostor” também. Por mais capacidade técnica e profissional que eu tivesse, eu também sentia isso. Agora, pense como é para alguém que está no começo de carreira, que está iniciando um empreendimento, iniciando no trabalho em uma empresa.
É fundamental que as empresas, ao investirem no capital humano, ofereçam o suporte necessário aos seus colaboradores, com palestras e treinamentos que tratem sobre o tema Síndrome do Impostor.
Abaixo eu falo um pouco mais sobre esta temática em um vídeo. Agora me conta: você já se sentiu como um impostor no trabalho e nos negócios?
As palestras de Paulo Torrezan são perfeitas para sua equipe de vendas!
Com um estilo inovador e muito carismático, as apresentações de Paulo Torrezan abordam de maneira didática e eficiente a rotina de uma equipe de vendas.
Trata sobre os principais desafios e dificuldades encontradas nestas equipes e ensina como se preparar, solucionar tais dificuldades e superá-las. Paulo exemplifica e compartilha suas ideias baseado em um método muito eficaz e bastante utilizado por empresas em todo o mundo. O resultado é sucesso garantido.
Cique aqui e conheça o perfil do palestrante no site e leve-o até sua empresa ou evento!