Automotivação – comece por aqui! – Por Rafael Baltresca

Automotivação é mais do que uma palavra que ganhou relevância no segmento corporativo. É uma habilidade fundamental que ajuda no resgate da sua energia e determinação para atropelar pensamentos negativos ou obstáculos que nos impedem de chegar ao objetivo traçado. É sobre como se automotivar que o palestrante Rafael Baltresca nos fala em seu post de hoje. Confira! 

Automotivação: você vai precisar!

Muitas pessoas nutrem a falsa ideia de que a minha vida é um mar de rosas. Sabe aquela história de que “a grama do vizinho é mais verde”?

Pois bem, você deve imaginar que acordo sorrindo todos os dias, não é? Na verdade, não. Nem sempre vou dormir feliz todas as noites ou mesmo, nem todas as minhas tardes e meu dia a dia não são diamantes e pedras coloridas e flores o tempo todo. Acredite: eu tenho muitos problemas e olha que te garanto, muitos problemas que eu tenho são muito maiores que os seus.

Mas, como é que eu faço para lidar com tudo isso?  Não tem jeito, tem que dar um gás e encontrar a energia em algum lugar. O nome pra isso é a automotivação 

Automotivação: o comportamento mais importante que você vai ter em toda a sua vida

Não é exagero: a automotivação é o comportamento mais importante que você vai ter em toda a sua vida. Mais importante que o dinheiro, que fama, que o carro dos seus sonhos, que qualquer outra coisa. Mais que felicidade profissional e qualquer coisa.

Automotivação,  é aquela capacidade que a gente tem de tirar a energia do fundo do poço, a capacidade que todo mundo tem de dizer: EU faço acontecer! É feito a ignição, a chavinha que você vira e aciona o motor, mesmo em cenários desmotivadores.

Sabe aquela paulada que a gente leva da vida? Pode ser aquele esculacho do chefe, uma demissão, aquele momento péssimo? A automotivação é o comportamento que tira a gente desse pensamento ruim, sabe?  Que nos leva pra frente, no mais improvável dos cenários. 

Como se automotivar? 

O Primeiro passo para você se automotivar é muito simples: entenda que você não é o único com  problemas e também que eles não são únicos.

Não tem coisa pior do que você pensar assim: “Só eu tenho esse problema e ninguém mais tem problema, eu sou um coitado”. Isso te faz entrar na espiral do fracasso, então o passo número 1 é que por mais terrível que seja o seu problema, lembre-se que há pessoas com problemas similares. 

O segundo passo é simples: é possível se responsabilizar por tudo que acontece com você e trazer a responsabilidade para si. Aquela postura de dizer “eu faço acontecer, eu sou responsável pelas coisas que acontecem comigo”.  Eu não tô falando de culpa,  culpa é uma coisa responsabilidade é outra coisa. Quando a gente fala de culpa, fala de sofrimento, fala de passado. Responsabilidade é falar do que eu vou fazer com isso, esse é o fato, é um grande problema, mas e aí?  Pra onde eu vou? 

Permanecer na zona de conforto é um ato de covardia!- Por Rafael Baltresca – Palestras de Sucesso

Por exemplo: deixam um bebê na porta da sua casa. Ele não é nada seu, mas a responsabilidade do que fazer com esse fato é sua. Você vai ignorar ou você vai cuidar dessa criança? Encaminhá-la aos órgãos responsáveis, alimentá-la, agasalhá-la°

É a mesma coisa com os fatos que acontecem na sua vida,  entenda que eu falei fatos, eu não falei problemas, afinal, um problema é apenas uma interpretação de um fato.

Já o terceiro passo para a automotivação, você sabe qual é? 

O terceiro passo é você vislumbrar uma solução. Eu te explico este passo com detalhes no vídeo a seguir, basta dar o play e conferir. 

Depois volte aqui e me conte como você tem se saído em sua prática de automotivação. Grande abraço e até a próxima! 

Clique aqui para conhecer o trabalho extraordinário de Rafael Baltresca

 

Rafael Baltresca

Hipnólogo corporativo e especialista em motivação de equipes

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos