Pode acreditar: um simples ato estratégico pode mudar o cenário e fazer você fechar mais vendas com um mesmo cliente. Ou você pensa que precisa ser tudo sempre complicado?
É claro, você precisa, antes de mais nada, compreender essa técnica revelada pelo palestrante que continua roubando a cena no show business e no mercado corporativo das palestras: Paul & Jack! Confira, a seguir (e boas vendas!).
Pós-venda: quem é você na fila do pão?
Um fato corriqueiro que sempre revela a postura do vendedor é quando um profissional a área comercial me procura e diz:
“Paul, não consigo manter o cliente. Fecho a venda mas ele não volta.”
Dependendo do grau de intimidade que tenho com o interlocutor, eu digo pra ele:
“Me deixe adivinhar: você é daquele tipo de amante romântico, que faz um carinho depois do sexo? Ou é aquele apressado, que tem como único objetivo, o prazer e depois, como se diz popularmente, vaza?”
Sim, caro leitor, cara leitora! Pode parecer estranho, mas essa postura do “vazar” é o que faz a diferença entre conquistar um cliente ou perdê-lo.
Aprendendo a lidar com o pós-venda
Descubra neste artigo o que faz a diferença entre sucesso e fracasso- Por Paul & Jack
Acredite: um simples ato estratégico pode mudar o cenário e fazer você fechar mais vendas com um mesmo cliente.
Eu chamo tecnicamente o pós-venda como a pré-venda da próxima venda. E lidar com isso é muito simples. A questão é a seguinte: se você não fizer um agrado logo após a venda, dificilmente a pessoa vai querer novamente comprar de você, compreende?
Se você “ralou peito”, deixou no vácuo e partiu, tem como reverter?
O que fazer com a venda morta? Quando seu cliente compra do seu concorrente? Eu ensino em minhas palestras, a psicologia reversa no pós-venda.
Ou seja, comecei a fazer a pós-não-venda. Ou seja, fazer carinho até nos clientes que não me contratavam.
Dois dias após a suposta contratação, eu mando um cartão postal, dizendo:
“Olá, como foi o evento? Espero que tenha sido tudo ok! No próximo evento, conte comigo. Estou aguardando a minha vez de te surpreender!”
E vocês não fazem ideia das respostas que venho recebendo por causa disso! Afinal, se o cliente não recebe nada após a contratação, imagina receber de quem nem foi contratado?
No vídeo, a seguir, eu te mostro alguns detalhes além do texto que você leu, aperte o play e prepare-se para revolucionar as vendas na empresa! Te vejo nas minhas palestras.