Contratar familiares é uma prática comum em inúmeros negócios e empresas. Aliás, uma extensa gama de organizações são do tipo familiares.
Contudo, sabemos que há diversas problemáticas que envolvem o tema, polêmicos e controversos.
Sempre com um olhar além, o palestrante Diógenes Malaquias, em seu post de hoje aqui no blog, levanta a seguinte questão: contratar familiares é certeza de problemas? Descubra a seguir!
@diogenes.malaquias #gether #negocios #empreendedorismo #familiares #contratação
Afinal, será mesmo que contratar familiares é certeza de problemas?
Uma pergunta recorrente em minhas mentorias, consultorias e palestras, diz respeito ao fato de contratar familiares. Será que é uma boa ideia ou é melhor passar longe?
Veja bem, muitos pensam que ao levar alguém da família para ajudar no negócio, o ocorrência de problemas é certa, apenas uma questão de tempo.
Na verdade, esse pensamento fatalista não corresponde à realidade. Contudo, gosto de mencionar uma clássica frase que diz:
“Nunca contrate alguém que você não pode demitir”. Diante disso, o que fazer? Contratar ou não parentes?
O que não te contaram sobre como delegar tarefas – Por Diógenes Malaquias
A importância da clareza ao contratar familiares
Na verdade, ao contratar familiares, um fator fundamental para se ater é a clareza. Por exemplo, procure ter uma sequência ou organização de feedbacks, tudo de forma clara.
Se você não tiver uma gestão de pessoas na empresa que já conte com uma extensa bagagem, bem apurada, eu pessoalmente ficaria “de fora”, ou seja, eu acredito que ao meu ver, seja mais indicado ainda não contratar um familiar.
Agora me conta: como está a gestão de pessoas na sua empresa?Se faz sentido, compartilhe.