No mundo corporativo, mais precisamente em relação à liderança, conquistar o comprometimento e engajamento do time é apontada como uma das maiores necessidades dos líderes. No entanto, a falta de conexão com o time, bem como a dificuldade de exercer o poder de influência diante da equipe, são fatores que jogam contra.
Como reverter um cenário onde há a falta de compromisso, bem como de engajamento e motivação? Com vocês, um mestre no tema, o palestrante de destaque, Ari Brito e suas respectivas soluções. Acompanhe.
De que forma o líder pode gerar mais comprometimento e engajamento do time?
Olá meus queridos leitores e amigos do blog Palestras de Sucesso. Sou Ari Brito, palestrante e é sempre um grande prazer contar com a sua companhia.
O tema da nossa conversa de hoje é comprometimento e engajamento da equipe da empresa. Muitos líderes se queixam de não conseguir estabelecer uma conexão capaz de engajar o time. Veja bem, partindo do princípio de que liderar implica em influenciar, creio ser válido compartilhar uma visão muito simples sobre influência, que vem do Mindfulness, da Atenção Plena.
Essa visão implica na seguinte linha de raciocínio:
“Se eu não souber enxergar e escutar meu time eu não vou saber influenciar, mais do que saber o que falar e como falar é entender porque aquilo que vou falar é necessário.”
Falar bem não é sinônimo de influenciar
Repare que em diversas organizações temos uma infinidade de líderes que falam muito bem, dominam técnicas de oratória, contudo, pecam no sentido de não exercerem influência.
Isso acontece pelo fato de que, muito embora falar seja importante, se comunicar é mais do que a fala em si.
Se comunicar é perceber o todo, sentir o clima da equipe, suas dores e às vezes conseguir escutar. Quantas vezes os líderes fazem pesquisas e ouvem as pessoas, mas não escutam o que eles estão dizendo?
É muito importante que o líder que queira fazer a diferença e de fato, conquistar o comprometimento e engajamento do time, trabalhar a escuta consciente. Ou seja, captar nas entrelinhas. E isso só se torna possível quando há “atenção plena” na liderança.
A conexão existe quando o líder demonstra essa conexão, parte dele
A conexão existe quando o líder demonstra essa conexão, pois ela parte dele. Em alguns casos, percebo que o líder quer um time comprometido, e fala isso durante todo o tempo para a equipe, mas ele não demonstra isso. É importante ter em mente que a melhor maneira de falar algo é fazendo.
“Se eu respeito as dores do meu time e coloco humanidade na minha liderança, eu tenho resultados diferentes. Somos seres emocionais, cada pensamento gera uma reação emocional, então alinhar os pensamentos do time, deixando claro o propósito do grupo é fundamental. “- Ari Brito
Conclusão
Quando o líder escuta sua equipe, demonstra por gestos e não somente por palavras, investe no fator humano em sua liderança, e respeita as dores da equipe, ele consegue gerar conexão e tem o time na mão.
Se o time enxerga propósito em estar naquele ambiente, nada será capaz de pará-lo, e o engajamento e comprometimento será uma consequência.
Agora me conta, líder: você já conquistou o comprometimento e engajamento do seu time?
Quero uma palestra de Ari Brito em minha empresa ou evento!