Como lidar com pessoas que não te ouvem? – Por Patricia Capeluto

Você já se sentiu cansado de fazer frequentemente, os mesmos pedidos e lidar com as mesmas discussões diárias, com as mesmas pessoas? 

Pessoas que nunca fazem o que você solicita e que ficam extremamente aborrecidas com o fato de você se irritar com isso? 

No post de hoje, nossa querida palestrante e especialista em comunicação, Patricia Capeluto, compartilha uma história verídica que aconteceu com um cliente e revela o que ele descobriu. Continue a leitura pois é imperdível! 

Lidar com pessoas que não te ouvem: o caso do meu cliente 

Quem nunca se viu em alguma situação onde teve a certeza de que estava certo e o outro estava errado? 

Pois bem, eu presenciei uma dessas corriqueiras situações tempos atrás e quero compartilhar com você que me lê agora.

Contudo, para preservar a identidade dos envolvidos, usarei nomes fictícios, ok? 

Eu tenho um cliente chamado Edu. Dono de uma empresa, Edu tem como colaboradora, a Roberta.

Uma situação recorrente entre Edu e Roberta é que ela nunca consegue entregar os relatórios no prazo estabelecido.

E olha que ele já falou centenas de vezes com ela sobre isso, mas nada muda. E o pior: ela ainda fica aborrecida com as reclamações do meu cliente. Complicado, não é mesmo?

Por qual motivo Roberta não está escutando os pedidos do chefe? 

A primeira coisa que podemos pensar diante de tal cenário é: o que faz com que Roberta não escute Edu? 

Ela é teimosa?

Ela é lenta? 

O que Edu faz? Repete, repete de novo, e repete mais alto. E claro, continua não adiantando.

Edu tem plena convicção de que nessa história, ele está certo. Só tem um porém: não se trata de estar certo ou errado. Se trata sobre o que é importante.

Ao me relatar toda a situação acima, eu indaguei:

“Edu, você perguntou a ela o que estava acontecendo?”

“Claro, eu falei que ela estava atrasando o relatório novamente!”

Eu refiz o questionamento:

“Não, Edu! Você perguntou a ela o que estava acontecendo?”

“Ela sabe que precisa entregar o relatório em dia” – respondeu.

Você leitor, percebeu que o que o Edu fez, não foi perguntar? 

Na verdade, o Edu não estava ouvindo a história da Roberta. 

A história da Roberta 

Quando finalmente perguntou pra Roberta o que estava acontecendo, ela relatou que os clientes estavam demandando muito dela, então ela priorizava o atendimento.Depois que ela contou isso, Edu então pôde contar a história dele.Ele explicou em detalhes, todo o trabalho extra que ele tinha que realizar, pelo fato dos atrasos nos relatórios.

E o que aconteceu? Roberta ficou constrangida, sem graça, pois nem imaginava aquilo. Ela prometeu entregar em dia, e parece que deu certo. Afinal, até agora ele não reclamou mais.

Conclusão 

O exemplo que eu trouxe no texto de hoje, sobre como lidar com pessoas que não te ouvem, deixa muito nítido o quanto é importante ouvir a história do outro.

Algumas vezes, achamos que estamos entendendo toda uma situação, que tudo é muito claro, quanto na verdade as coisas estão “camufladas”, “escondidas”.

Portanto, a dica é : seja curioso e conceda o benefício da dúvida.

Faz sentido para você?Então compartilhe o post de hoje com seus contatos. Um beijo e até o próximo conteúdo.

As palestras de Patricia Capeluto já capacitaram e impactaram mais de 2.000 profissionais empresas de diferentes segmentos

Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo.  Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!

Quero a Patricia Capeuto em meu evento!

Patricia Capeluto

TedX Speaker que já ajudou mais de 2.000 pessoas a se comunicarem e se relacionarem melhor nas empresas.

Assinar no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Tags

  • Categorias

  • Arquivos