No mundo do trabalho, pode-se dizer que as habilidades são uma forma de moeda, afinal, quanto mais habilidades desenvolvidas e aprimoradas, mais valioso é considerado o profissional.
Em outras palavras, ao nutrir as competências desejadas em todo profissional, você se torna mais atraente para o mercado e para os respectivos empregadores em potencial. Mas, há um porém: há uma série de soft skills que estão escassas no mercado. Ou seja, é a sua grande chance de empoderar-se delas e se destacar. Quer saber quais são? O Professor Luiz Becker, palestrante de sucesso, nos revela a seguir.
Entenda a importância das Soft Skills para o mundo corporativo- Por Prof. Becker
Por quais motivos muitos profissionais não têm essas competências?
É muito comum que boa parte dos trabalhadores imediatamente se concentrem em conjuntos de habilidades de nicho, que são muito úteis e necessárias, contudo,apenas para sua área específica de especialização.
Com isso, deixam de lado algumas habilidades gerais que são ainda mais importantes.
Quais são essas competências?
É o que revelo na sequência. Vale salientar que qualquer indivíduo em qualquer posição, irá se beneficiar ao investir no desenvolvimento e aprimoramento dessas soft skills.
Afinal, praticamente todas as empresas estão em busca delas.
Uma competência muitas vezes em falta: a capacidade de trabalhar em equipe
Tanto a habilidade de executar um ótimo trabalho em equipe quanto a habilidade de delegação estão em falta.
Embora algumas posições necessitem mais da colaboração do que outras, em algum nível o trabalho em equipe é sempre necessário. Isso vai desde trabalhar com seus supervisores ou alguns de seus colegas, até mesmo a delegar trabalho a seus subordinados.
Saber como trabalhar com os outros de forma eficaz é uma habilidade essencial necessária para o sucesso.
Quanto melhor você souber trabalhar em grupo, melhor será capaz de atuar coletivamente. Sem habilidades de trabalho em equipe, você acabará estagnando.
Resolução de problemas e pensamento crítico
O pensamento crítico é um processo de resolução de problemas que permite encontrar e abordar potenciais pontos fracos ou pontos de falha em um determinado ambiente.
Ele permite soluções mais criativas para problemas potenciais, avaliação mais rápida de situações ruins e maior reconhecimento de padrões em grandes sistemas, e suas aplicações são praticamente infinitas.
Pensadores críticos são capazes de reconhecer, analisar e resolver problemas sem muita – ou nenhuma – influência externa, e estão sempre procurando possíveis melhorias para adicionar ao sistema.
Eficiência na comunicação
Não importa onde ou com o que você atua/ trabalha, inegavelmente a comunicação será um fator crítico para o seu sucesso final.
Pode ser comunicar informações a um cliente, comunicar suas necessidades a um supervisor ou mesmo para colaborar com seus colegas.
No mundo atual, as formas de comunicação são praticamente ilimitadas, mas as competências básicas responsáveis por garantir o sucesso dessa comunicação são fundamentais.
Para se destacar, é preciso que você saiba comunicar o que você quer dizer de forma concisa, precisa e apropriada, e tentar maximizar a eficácia de suas mensagens escolhendo os meios adequados para elas.
Há ainda outras competências importantes, que eu pretendo abordar talvez numa segunda parte deste artigo. A princípio, quero saber: qual é o seu nível de domínio das habilidades mencionadas acima?
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As palestras de Luiz Becker trazem grandes ensinamentos para o mundo corporativo
Luiz Becker é bacharel em Direito e professor renomado da Fundação Getulio Vargas. Somado a isso, tem Mestrado em Administração e já recebeu mais de 15 prêmios. Suas palestras são de ótima didática e transformadoras. Por isso, visite o perfil de Luiz Becker e o contrate agora mesmo!