Já ouviu falar de Programação Neurolinguística? Essa técnica é capaz de provocar mudanças no processo de raciocínio e na tomada de decisões. Por isso, passou a ser empregada na área de vendas e atendimento.
Quer saber como usar o PNL no seu negócio? Veja algumas das melhores técnicas, reveladas pelo nosso expert no tema, o palestrante Marcio Nami, a seguir.
Aprenda um pouco sobre a PNL
Convencer alguém a fazer alguma coisa pode ser bem difícil, principalmente quando falamos de negócios e vendas.
Conseguir a confiança do cliente é um passo essencial para fechar negócios, e para isso, saber técnicas de PNL para o atendimento ao cliente pode ser um passo crucial.
A PNL classifica os clientes em 3 perfis, e possui características que distinguem cada um, são eles:
- Os visuais: Tomam decisões e preferem entender processos por meio de imagens e gráficos. Acredita-se que essas pessoas costumam ter a fala mais acelerada.
- Os auditivos: Preferem ouvir mais do que falar. Tomam decisões ao ouvirem uma voz que os convença, e por isso é necessário dar explicações detalhadas. Esse perfil possui pessoas com fala mais lenta e pausada.
- Os sinestésicos: Esse perfil se adequa àquelas pessoas que buscam pelo tato, e gostam de tocar nos outros e gesticular enquanto fala. Gostam de tocar e sentir objetos e coisas.
Veja as melhores técnicas de PNL para o atendimento ao cliente
Usar essas técnicas com certeza irão garantir maior sucesso nos negócios.
1. Perfil do cliente
Identifique qual é o perfil do seu cliente, pois ao saber se ele é visual, auditivo ou sinestésico, se comunicar com ele se tornará uma tarefa muito mais fácil.
2. Rapport
O rapport é uma das técnicas mais importantes da PNL, e garante que você possa criar uma conexão com o cliente, e desse modo inspirar mais confiança e familiaridade a ele.
Há diversos modos de se criar um bom rapport, como chamar o cliente pelo primeiro nome, olhar direto em seus olhos, e espelhar seus gestos e ação. Isso cria a sensação de empatia e espelhamento!
Como eu disse em minha entrevista:
“As técnicas de PNL (programação neurolinguística) e de inteligência emocional podem contribuir com o trabalho em equipe na esfera corporativa, dando oportunidade de perceber melhores comportamentos, palavras e ações, que sejam consoantes ao objetivo da empresa, equipe ou cooperativa, entretanto com a capacidade de adaptação de acordo com as mudanças de cenários e possibilidades.”
O sucesso dos seus projetos pode ser maior ao usar a PNL. Compartilhe o conteúdo com seus amigos e ajude a espalhar boas ideias. Grande abraço, Marcio Nami.
Quero uma palestra de Marcio Nami agora!