Gestão de pessoas implica no uso de variadas técnicas de RH, com o intuito de desenvolver o capital humano nas empresas. Em síntese, se trata de um processo que busca otimizar a performance dos funcionários em suas respectivas organizações.
Neste sentido, se comunicar com assertividade é fator determinante para uma gestão de pessoas bem sucedida, capaz de criar conexão entre os membros da equipe.
Mas, você já parou para pensar sobre quais estratégias utilizar para atingir a finalidade de uma boa comunicação dentro do âmbito corporativo? É sobre isso que o palestrante Edmo Atique Gabriel trata a seguir, acompanhe.
Gestão de pessoas: o que é comunicação assertiva?
Quando o assunto é gestão de pessoas, o termo comunicação assertiva ganha status de “rainha”, uma vez que é por meio do domínio do conjunto de habilidades que ela demanda, que podemos ter em mãos uma importante ferramenta capaz de gerar conexões e criar relacionamentos positivos e saudáveis no ambiente corporativo.
Imagine atuar em um empresa onde é possível tanto para os gestores quanto para os líderes e demais colaboradores, mostrar pontos de vista, sem que isso cause desconfortos ou ruídos de comunicação.
Essa é uma realidade quando a comunicação assertiva é colocada em prática. Quando ela acontece, o que vemos são expressões abertas de pensamentos, considerando a individualidade de todos os envolvidos, suas diferentes visões de mundo e versões.
O que caracteriza uma comunicação assertiva?
Para que a comunicação seja realizada com assertividade e crie conexão, é importante nos atentarmos se ela está levando em consideração algumas características, tais como:
- Inteligência Emocional
- Escuta ativa;
- Gestual adequado;
- Discurso menos racional;
- Criação de alternativas;
- Clareza;
- Traz soluções;
- Ajuda a criar um ambiente mais humanizado, acolhedor e menos conflituoso.
Como aplicar na prática a comunicação assertiva na gestão de pessoas?
Algumas dicas a seguir certamente irão ajudar na adoção de uma comunicação assertiva em sua empresa, bem como em seus relacionamentos em geral:
- Comunique-se com objetividade
Se há algo que te incomoda no outro, procure se ater ao aspecto factual do evento em questão. Evite suposições, assim como possíveis julgamentos.
- Tom de voz e linguagem corporal
Transmita autoconfiança com seu tom de voz e linguagem corporal. Contato visual e tom de voz firme, na medida certa, te ajudarão a se comunicar com maior eficiência.
- Ouça com atenção e faça perguntas
Tenha interesse genuíno pelo que o outro diz e demonstre isso.
- Adote o uso da primeira pessoa
Ao iniciar frases com o uso de “você”, é muito provável, sobretudo diante de um diálogo mais delicado, que a pessoa entenda como uma abordagem acusatória. Assim, lance mão de como você se sente.
É claro que as dicas acima são apenas algumas sugestões e que o assunto é muito vasto e rico, não se resume apenas a elas. Contudo, é uma boa forma de começar a introduzir a comunicação assertiva na empresa e nos negócios em geral.
Agora que você viu como é possível estabelecer uma comunicação mais eficaz, aproveite e compartilhe este post com seus colegas de trabalho e parceiros de negócios. Um grande abraço, te vejo em minhas palestras.
As palestras de Edmo Gabriel ajudam a inspirar seus colaboradores
O estilo de palestras de Edmo Gabriel é definido como aquele “capaz de tocar a alma das pessoas”, em uma busca incessante de sensibilização, capaz de levar o público à reflexão. Em síntese, uma palestra ministrada por ele, faz com que as pessoas saiam diferentes e com outra visão.
Clique aqui e leve a palestra de Edmo Gabriel para sua empresa ou evento, agora mesmo!