Gestão de pessoas: como se comunicar com assertividade e criar conexão? – Por Edmo Atique Gabriel

Gestão de pessoas implica no uso de variadas técnicas de RH, com o intuito de desenvolver o capital humano nas empresas. Em síntese, se trata de um processo que busca otimizar a performance dos funcionários em suas respectivas organizações.

Neste sentido, se comunicar com assertividade é fator determinante para uma gestão de pessoas bem sucedida, capaz de criar conexão entre os membros da equipe.

Mas, você já parou para pensar sobre quais estratégias utilizar para atingir a finalidade de uma boa comunicação dentro do âmbito corporativo? É sobre isso que o palestrante Edmo Atique Gabriel trata a seguir, acompanhe. 

Gestão de pessoas: o que é  comunicação assertiva?

Quando o assunto é gestão de pessoas, o termo comunicação assertiva ganha status de “rainha”, uma vez que é por meio do domínio do conjunto de habilidades que ela demanda, que podemos ter em mãos uma importante ferramenta capaz de gerar conexões e criar relacionamentos positivos e saudáveis no ambiente corporativo.

Imagine atuar em um empresa onde é possível tanto para os gestores quanto para os líderes e demais colaboradores, mostrar pontos de vista, sem que isso cause desconfortos ou ruídos de comunicação.

Essa é uma realidade quando a comunicação assertiva é colocada em prática. Quando ela acontece, o que vemos são expressões abertas de pensamentos, considerando a individualidade de todos os envolvidos, suas diferentes visões de mundo e versões.

O que caracteriza uma comunicação assertiva?

Para que a comunicação seja realizada com assertividade e crie conexão, é importante nos atentarmos se ela está levando em consideração algumas características, tais como:

  • Inteligência Emocional
  • Escuta ativa;
  • Gestual adequado;
  • Discurso menos racional;
  • Criação de alternativas;
  • Clareza;
  • Traz soluções;
  • Ajuda a criar um ambiente mais humanizado, acolhedor e menos conflituoso.

Como aplicar na prática a comunicação assertiva na gestão de pessoas? 

Algumas dicas a seguir certamente irão ajudar na adoção de uma comunicação assertiva em sua empresa, bem como em seus relacionamentos em geral:

  • Comunique-se com objetividade 

Se há algo que te incomoda no outro, procure se ater ao aspecto factual do evento em questão. Evite suposições, assim como possíveis julgamentos.

  • Tom de voz e linguagem corporal

Transmita autoconfiança com seu tom de voz e linguagem corporal. Contato visual e tom de voz firme, na medida certa, te ajudarão a se comunicar com maior eficiência. 

  • Ouça com atenção e faça perguntas 

Tenha interesse genuíno pelo que o outro diz e demonstre isso.

  • Adote o uso da primeira pessoa 

Ao iniciar frases com o uso de “você”, é muito provável, sobretudo diante de um diálogo mais delicado, que a pessoa entenda como uma abordagem acusatória. Assim, lance mão de como você se sente.

É claro que as dicas acima são apenas algumas sugestões e que o assunto é muito vasto e rico, não se resume apenas a elas. Contudo, é uma boa forma de começar a introduzir a comunicação assertiva na empresa e nos negócios em geral. 

Agora que você viu como é possível estabelecer uma comunicação mais eficaz, aproveite e compartilhe este post com seus colegas de trabalho e parceiros de negócios. Um grande abraço, te vejo em minhas palestras. 

As palestras de Edmo Gabriel ajudam a inspirar seus colaboradores 

O estilo de palestras de Edmo Gabriel é definido como aquele “capaz de  tocar a alma das pessoas”, em uma busca incessante de sensibilização, capaz de levar o público à reflexão. Em síntese, uma palestra ministrada por ele, faz com que as pessoas saiam diferentes e com outra visão.

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Edmo Atique Gabriel

Palestrante, médico, professor: um dos nossos maiores especialistas em medicina ,gestão e educação superior.

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