Você sabia que dar Feedback é uma habilidade fundamental da liderança? – Por Patricia Capeluto

A liderança envolve diversos desafios, um deles é gerar comprometimento e engajamento da equipe. E não há uma única maneira de fazer isso. Mas uma estratégia eficaz é olhar atentamente o papel do feedback nesse contexto.

A especialista em Comunicação, Patricia Capeluto, responde a seguir, em mais um artigo feito especialmente para você, leitor (a) do nosso blog, acompanhe.

Dar feedbacks eficazes é um dos desafios de muitos líderes

Em minha vivência no âmbito corporativo, percebo um erro recorrente, sobretudo quando se trata de uma habilidade chamada: “dar feedback”

Em muitas empresas os feedbacks são formais, chamados de avaliação de desempenho e dados em prazos pré estabelecidos geralmente trimestrais, semestrais ou anuais.

Já parou para pensar que dessa forma, no meio do caminho entre uma e outra avaliação, os problemas não são abordados, os comportamentos não são corrigidos, não há reconhecimento? Como o feedback irá funcionar assim, engessado? Como resolver problemas e comportamentos muito tempo após terem acontecido? Feedback se dá na hora ou o mais próximo possível do fato em questão

Investir nisso no dia a dia é um facilitador para as lideranças atentas às suas equipes.

Feedback é um desafio para quem dá e para quem recebe

Quem nunca “tremeu na base” diante o momento do feedback? Afinal, cá pra nós, é comum que ele traga tanto ansiedade para quem o dá, quanto para quem o recebe, não é verdade?

Quem o dá, muitas vezes não está preparado para isso. Teme abordar de forma errada, usar palavras inapropriadas, magoar sentimentos. Muitas vezes opta por não falar. E sem diálogo, não há mudança

E quem recebe feedback, diante de uma possibilidade de uma crítica negativa, cria resistência e sequer escuta, entra em modo de sobrevivência e se prepara para atacar ou se defender das críticas. Feedback se torna um momento de terror para ambos os lados.

Feedbacks eficazes implicam em gerar confiança

Conforme comentei na entrevista que concedi para equipe da Palestras de Sucesso:

“É preciso construir confiança para esse tipo de diálogo. E confiança se constrói nos momentos de interação do dia a dia, não nos momentos de enfrentamento. Nos momentos de enfrentamento, vai ajudar muito se a confiança já estiver estabelecida.” Isso significa diálogos frequentes, informais, interações cotidianas, combinados e ajustes no dia a dia, reconhecimentos dos pontos positivos. Para quando chegar o momento de avaliação de desempenho, estabelecido pela empresa, ocorrer apenas um ajuste fino.

Sendo assim, como líder, lembre-se que as pessoas irão confiar em quem se importa com elas. Quando percebem que tem voz e são ouvidas, quando são livres e têm espaço para expressarem suas opiniões. O feedback é uma troca e não envolve verdades absolutas.

Essa é uma habilidade que pode ser aprimorada por qualquer um. Com algumas técnicas, tranquilidade e um entendimento maior de como as pessoas funcionam, o feedback é eficaz em promover mais comprometimento e engajamento

Na sua empresa, você já colocou o feedback como uma ação cotidiana? Esse é um ponto importante a se considerar.

“Para influenciar pessoas é necessário criar um ambiente de confiança, o colaborador vai perceber que é “seguro” escutar a crítica, vai entender a boa intenção que tem por trás dela. E essa sensação de pertencimento e respeito ajudará a liderança a conduzir o time e exercer seu ofício.

Obrigada pela atenção e um forte abraço! Até a próxima.

As palestras de Patricia Capeluto já capacitaram e impactaram mais de 2.000 profissionais e empresas de diferentes segmentos

Patricia Capeluto é uma profissional de destaque e referência no segmento corporativo.  Além de palestrante de sucesso, é treinadora especialista em comunicação, negociação e resolução de conflitos. Consultora e mentora de líderes, conta com 22 anos de experiência na área de negócios, na gestão de pessoas e atendimento a clientes. Leve hoje mesmo, as palestras de uma profissional de renome, TEDx Speaker 2020 e de resultados assertivos por onde passa!

Quero a Patricia Capeuto em meu evento!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes