Em busca de estratégias simples para fidelizar clientes? Pois saiba que está no caminho certo. Primeiro, porque é exatamente isso que a maior referência da atualidade neste assunto, o palestrante Bruno Gonçalves, vai nos falar em seu artigo de hoje. Segundo, pelo fato de que um único cliente fiel que faz várias compras ao longo de um ano é, em última análise, mais influente do que vários compradores que compram uma vez e nunca mais.
Ou seja, a busca pelos mecanismos capazes de gerar essa conexão com o consumidor fiel, mostra que o seu negócio e empreendimento estão indo em uma direção assertiva.
Sem mais delongas, com vocês as 5 estratégias recomendadas para você também se tornar um mestre na arte de encantar pessoas e colecionar sorrisos!
A importância de fidelizar clientes para manter seu negócio
Trabalhar duro para atrair clientes é uma das tarefas de qualquer empresa, especialmente quando ela dá seus primeiros passos, não é verdade?
Tempo e esforço são investidos, e obviamente, dinheiro para ganhar a confiança e conquistar clientes.
Contudo, é crucial que a empresa tenha como foco, cativar, fidelizar seu respectivo público.
“A excelência no atendimento ao cliente é o coração pulsante de qualquer organização que busca prosperar e se destacar no mercado. Afinal, é através dessa interação que se forja uma ligação sólida entre empresa e consumidor, uma conexão que vai muito além da simples compra e venda.”
Os motivos parecem óbvios, mas olha que interessantes os dados que uma pesquisa revelou:
De acordo com um levantamento da Harvard Business School, aumentar as taxas de retenção de clientes em apenas 5% eleva os lucros de 25% a 95%.
Diante dessa realidade, você com certeza está ainda mais interessado em saber quais maneiras poderão te ajudar a manter a clientela, e é exatamente isso que te mostro nas próximas linhas, vamos lá?
1- Escute o seu cliente!
Será que seu time de atendimento está de fato escutando os clientes ou apenas “ouvindo”? Esse questionamento é relevante, no sentido de que é muito comum o colaborador “achar” que o cliente quer algo, quando na verdade, o desejo da pessoa é completamente outro.
Perceber, ver, reparar, entender. 4 pilares que envolvem o escutar e que caso você ou sua equipe negligenciem, fatalmente deixarão clientes fiéis escaparem por entre seus dedos!
Como se certificar que em seu negócio há um atendimento que prioriza o escutar? A estratégia a seguir traz essa resposta!
2- Invista em pessoas
Caro Padawan, se você quer se tornar um Jedi Gran Master na singela arte de colecionar sorrisos e fidelizar clientes, antes de mais nada, você deve investir na base de todo o processo, que nada mais é do que investir em pessoas.
Ou melhor, nas pessoas que irão representar sua marca, seu sonho, seu propósito, que irão se relacionar e interagir com os clientes.
Uma estratégia poderosa e assertiva para aplicar nessa faceta do negócio é contratar pelo caráter, pela paixão, pelo “tesão” que elas sentem em fazer o que fazem, sabe?
E claro, invista em treinamentos para que o aperfeiçoamento seja constante e seu time de atendimento cada vez mais supere as expectativas.
3- Sempre mapeie a jornada do cliente
A jornada do cliente refere-se ao caminho de interações que ele tem com sua marca, produto e/ou serviços.
Diz respeito tanto às interações diretas, como entrar em contato com uma equipe de atendimento ao cliente, quanto interações indiretas, como ouvir sobre uma marca em um evento, por exemplo.
Analise e entenda cada passo do cliente na jornada, seus pontos de contato, possíveis erros a se corrigir e mesmo onde é possível melhorar, mesmo que não esteja errando. Isso é fundamental!
4- Faça o feijão com arroz! Uma das estratégias simples para fidelizar clientes
E se eu te falar que tem muita empresa com estratégias de alto requinte, extremamente elaboradas sobre retenção de público e tudo mais, só que não entregam o básico?
Parece loucura ( e é!), e acontece demais! Cara, fique atento ao que vou dizer:
Antes de encantar, você simplesmente precisa entregar ao cliente o que lhe foi prometido, simples assim.
Me fala, aí na sua empresa você está fazendo esta lição de casa?
5- Seja diferenciado
Aqui é um ponto que merece muito a sua atenção: benchmarking! Analise, estude, compare seus concorrentes. Mapeie tudo o que eles fazem, feito isso, entregue algo que eles não realizam. Aí está o pulo do gato!
Isso te ajudará a elevar a sua abordagem empresarial a um novo nível e assim, conquistar a fidelidade que sua empresa merece!
Bora colocar em prática essas estratégias? Vamos treinar seu time para fazer a diferença, entre agora em contato com a equipe da Palestras de Sucesso e veja como poderei te ajudar. Um abraço e até a próxima!
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