5 dicas para fazer um plano de negócios assertivo – Por Marisol Garcia

“Antes de entrar em uma jornada empreendedora é preciso elaborar um plano de negócios e saber se você está no caminho certo.”

Você sabia que o plano de negócios é tão importante, que é considerado  um dos elementos capazes muitas vezes de  determinar o sucesso, ou não, de uma empresa? 

Diversos negócios, infelizmente,  não sobrevivem nem aos dois primeiros anos de atividades e, muitas vezes, isso ocorre porque não têm um planejamento adequado.

Quer descobrir como construir um plano de negócios efetivo para a sua empresa? Acompanhe esse artigo da palestrante de sucesso Marisol Garcia e comece o seu negócio com o pé direito!

Como fazer um plano de negócios?

Criar um empreendimento forte e duradouro não é simples, e muitos empreendedores se perguntam qual é o segredo para manter um negócio saudável. Pois, saiba que antes de contratar fornecedores, selecionar colaboradores ou qualquer outra atividade, é fundamental ter um plano de negócios bem elaborado.

O plano de negócios é um documento escrito que mapeia todo o universo da empresa, e serve para nortear as atividades de todos os relacionados. Outra função importantíssima do plano de negócios é apresentar para possíveis investidores as qualidades, os desafios e o panorama atual da empresa.

Então, para te ajudar a construir um plano de negócios assertivo para o seu negócio, trago algumas dicas:

  1. Tenha um resumo executivo, similar a um pitch de vendas, logo no começo do seu plano. É preciso definir em um pequeno texto qual problema o seu negócio soluciona, como ele soluciona e para quem ele está direcionado;
  2. Descreva todas as nuances do seu negócio, não somente os propósitos, mas traga também os dados atuais da empresa;
  3. Analise o seu mercado cuidadosamente, considerando tanto as vantagens quanto as desvantagens em relação à concorrência;
  4. Observe também o contexto econômico, político e social em que sua empresa está envolvida. Explore também quais os impactos positivos e negativos que esses contextos trazem para o seu empreendimento;
  5. Tenha as metas e objetivos bem especificados.

Além disso, tenha em mente sempre os seus consumidores. Fazer uma análise de mercado é imprescindível para direcionar adequadamente todas as atividades da sua empresa. Lembre-se que, atualmente, o marketing é um dos responsáveis pelo sucesso de um negócio, e conhecer seu público é fundamental para criar uma boa estratégia de marketing.

O primeiro passo para empreender é planejar

Quando pensamos em empreender, diversas ideias surgem e a vontade é colocar a mão na massa para tirar esse sonho do papel. Porém, entenda que o planejamento é crucial para que esse sonho não se torne um pesadelo.

Somente estudando a fundo todas as variantes que impactam o seu negócio, assim como as oportunidades e desafios que ele tem, você poderá dar passos certeiros em direção ao sucesso.

Não desvalorize a importância do planejamento para o empreendedor e conte com a ajuda de especialistas para criar um plano de negócios assertivo!

Marisol Garcia vai te ajudar a concretizar o seu sonho de empreender

Abordando temas como empreendedorismo, liderança e alta performance, Marisol Garcia atua como mentora de negócios de pequenos e médios empreendedores. Ela se define como engenheira química de formação e mentora de negócios por paixão, e atualmente é empreendedora no mercado de marketing digital.

Suas palestras são instigantes tanto para os empreendedores como para os colaboradores. Afinal, Marisol revela para todos como é possível alcançar o sucesso na jornada profissional, empreendendo dentro do seu próprio trabalho para o crescimento da empresa. Acesse o perfil de Marisol e contrate já!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes