3 soft skills para líderes modernos – por Marcelo Simonato

Você já ouviu falar em soft skills? Sabe como elas se relacionam com uma liderança humanizada, moderna e de alta performance? Independente da experiência, se você é empresário, líder ou gestor, esse é o momento para se reinventar. E desenvolver as soft skills certas faz parte desse processo.

Em termos simples, podemos afirmar que soft skills se relacionam com competências socioemocionais e habilidades de liderança. Isto é, elas não se restringem à mera formação técnica, às competências do tipo hard skill. 

Cabe dizer que soft skills é sobre estar atento às relações e emoções. É reafirmar o compromisso, a qualidade em comunicação, a liderança, a empatia e a ética. Assim como gerenciar tudo o que é fundamental para que time e líder caminhem juntos em direção ao mesmo objetivo.

Com minha vasta experiência enquanto executivo e gestor, quero ajudá-lo(a) nessa trajetória. Por isso, veja este artigo e leia-o até o fim. 

Soft skills e o líder 4.0: quais competências desenvolver?

Em tempos voláteis, de tantas transformações e crises, um líder moderno precisa garantir estabilidade emocional e constância dos resultados da equipe. Para tanto, é preciso que esse líder 4.0 desenvolva soft skills, dentre as quais destaco três:

  • Inteligência emocional. Nunca foi tão necessário avaliar a situação e manter a saúde emocional do time. Nesse cenário de turbulência, essa habilidade permite liderar a si mesmo e os seus colaboradores. O que acaba por transmitir maior segurança e confiança aos liderados para que eles possam focar em resultados.
  • Autogerenciamento da equipe. Para o líder 4.0, os colaboradores são protagonistas e devem ser convidados e provocados a opinar e dar ideias. É tarefa do líder moderno delegar tarefas conforme as potencialidades dos liderados. 
  • Comunicação. Saber comunicar-se é estar disposto ao diálogo, e, principalmente, a escutar. Essa linha aberta entre liderança e colaboradores amplia a transparência e permite que todos se expressem. O que por sua vez evita conflitos, elimina ruídos e torna o ambiente mais produtivo.

Aprimore suas soft skills e conquiste o mercado

De fato, as soft skills são de extrema importância para o líder moderno. Mas é possível que você se depare com habilidades notáveis e outras que precisam ser despertadas ou melhor trabalhadas.

Nesses casos, você pode contar com especialistas para traçar objetivos e estabelecer um caminho de aprendizado. Além de reflexões e exercícios de autoconhecimento, é imprescindível lapidar suas soft skills através de cursos e treinamentos nesse campo.

Aplique conceitos, tome atitudes e permita-se crescer enquanto líder. Abrace oportunidades e cerque-se de profissionais e líderes experientes. Invista nessa ideia.

As palestras de Marcelo Simonato são a chave para o sucesso de todo líder moderno

De modo presencial ou virtual, as palestras de Marcelo Simonato ensinam a liderar e potencializar o maior ativo da sua empresa: as pessoas. 

Não perca mais tempo. Torne-se um líder moderno e construa uma carreira de sucesso junto à sua equipe. Acesse o perfil desse palestrante e descubra como. 

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes