Conheça aqui, 3 estratégias para promover a saúde mental de seu time- Por Marco Pimenta

A saúde mental de seu time deve ser levada com o máximo de importância. Afinal, quando alguém se torna Líder, se torna também responsável pela vida e o bem-estar dos colaboradores. O Líder também deve ter de forma clara que precisa investir em sua própria saúde mental e emocional. Mas, muitas vezes, surge a dúvida: de que maneira promover a saúde mental, tanto da equipe quanto de si mesmo? 

Para trazer orientações precisas sobre o tema, ninguém melhor que o palestrante destaque do ano, nosso querido Marco Pimenta. Ele nos fala sobre 3 estratégias que certamente, irão ajudar você e sua equipe em relação à saúde mental, confira a seguir.

A importância de promover a saúde mental de seu time na empresa

Se manter a saúde mental de uma equipe em dia é um desafio, o mesmo é válido quando pensamos no líder.

O Líder tem em mãos, uma grande responsabilidade, onde, via de regra, precisa saber administrar decisões a todo momento, decisões estas que podem gerar desacordos, conflitos e desgastes emocionais, por exemplo.

Sem contar as incertezas, que muitas das vezes,  podem sobrecarregar aquele que exerce cargo de Liderança, sobretudo quando se trabalha demais, não tendo tempo para ficar com a família e mesmo para cuidar da saúde.

“Sempre digo que Líderes conscientes percebem o investimento na saúde mental e emocional de si mesmo e de sua equipe como uma boa medida de prevenção e da manutenção da produtividade”. – Marco Pimenta

Alguns dados sobre saúde mental que você precisa saber

Antes de trazer para você, querido (a) leitor (a),algumas estratégias para promover a saúde mental do seu time e de si mesmo, quero apresentar alguns dados relevantes relacionados ao tema:

“Transtorno de ordem mental é a principal causa da incapacitação de adultos (entre 15 e 44 anos) nos EUA, e já é o terceiro motivo no Brasil conforme dados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) no ano passado.”

Além disso, você sabia que  doenças ocasionadas por uma saúde mental abalada custam à economia do mundo, cerca de 1 trilhão de dólares (quase 5 trilhões de reais)?

Só pra mensurarmos o tamanho de tal impacto, são mais de 300 milhões de pessoas afetadas de algum modo por perturbações mentais que acabam afastadas do trabalho.

Conectar os funcionários afetados mentalmente aos cuidados que realmente precisam, é algo do interesse de todos na empresa, sobretudo quando falamos sobre Líderes, não é mesmo? 

Uma empresa que quer fazer a diferença, que atua alinhada ao propósito, sabe que deve garantir que seus funcionários tenham acesso a um suporte que trate desse tipo de problema, mesmo que eles não desejem compartilhar isso com seus Gestores.

A verdade é que todos podemos adotar medidas capazes de melhorar nossa saúde mental, bem como nossa capacidade de lidar com as adversidades. 

“O autocuidado é uma habilidade que precisa ser praticada por Líderes e incentivada em seus liderados.” – Marco Pimenta

3 estratégias simples e possíveis de realização para promover a saúde mental de seu time e assim contribuir para saúde organizacional geral

Sei que é no mínimo, desafiador buscar a promoção da saúde mental muitas vezes, tanto na esfera individual quanto da equipe. Sobretudo em momentos onde, muitas vezes, nos vemos com ansiedade, baixa autoestima e mesmo com um quadro de depressão.

Na entrevista que concedi ao site, comentei sobre isso, e disse que um bom Líder deve ter em mente 3 estratégias simples e possíveis de realização para promover a saúde mental de seu time e assim contribuir para saúde organizacional geral. Reproduzo a seguir, essas estratégias, tome nota:

  • 1- Falar sobre os sentimentos: isso ajuda a lidar com momentos em que nos sentimos incomodados. Comentar sobre nossos sentimentos é encarado por muitos (especialmente homens) como uma fragilidade, um paradigma a ser superado. Falar sobre o que se sente é parte de cuidar de nosso bem estar e fazer o que pudermos para nos manter saudáveis. É preciso quebrar essa barreira, e o Líder pode ser um incentivador disso.

 

  • 2- Realizar atividade física: o exercício regular aumenta a autoestima e ajuda na concentração, e no sono. Discursos comovem, exemplos arrastam. Já testemunhei muitas situações nas quais um Líder despertou para exercícios físicos e levou com ele muitos da equipe. A disposição física é algo que contagia.

 

  • 3-Manter contato social: manter o equilíbrio profissional e pessoal, inclui fazer contato com as boas amizades e familiares, principalmente quando o volume de trabalho é intenso. Estudos indicam que a solidão pode ser tão nociva para nossa saúde quanto fumar ou sofrer de obesidade. Líderes preocupados com seus colaboradores podem e devem incentivar a socialização, os encontros, as boas conversas, e as relações de afeto.

Como vimos, a saúde mental de seu time, bem como a sua que é Líder, é muito importante para que a empresa siga em constante crescimento, produtividade e alinhada ao propósito e bem-estar de todos os envolvidos na organização.

Além das estratégias mencionadas, investir em palestras sobre o tema é algo a se levar em consideração. 

Lembre-se disso e se precisar de ajuda, conte comigo. Nos falamos mais no próximo artigo e te vejo em minhas palestras, até lá! 

As palestras de Marco Pimenta ajudam você a fortelecer o seu negócio e sua carreira 

O palestrante de sucesso Marco Pimenta tem um estilo de palestras reconhecidamente emocionante, inspirador, de alto impacto e com grande capacidade de envolver as pessoas, de forma divertida e prendendo a atenção da plateia.

Tudo isso, graças à simpatia e expertise, tendo como suporte um conteúdo rico, relevante, e extremamente prático, marcando de forma muito positiva seu público.

Comunicação, Bom Humor, Praticidade e Capacidade de Improvisação, são peças-chave de suas palestras de sucesso.

Quero o Marco Pimenta no meu evento agora!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem palestrou?

Você precisa absorver muito conteúdo mas não encontra tempo para ler?

Milhares de pessoas tiveram uma experiência transformadora ampliando os limites do foco e da memória. Agora é a sua vez!

Clientes