E se eu te disser que a saúde financeira do colaborador pode afetar o seu negócio? Nos últimos tempos, as finanças estão ganhando mais atenção. Em especial, os impactos que os problemas relacionados ao dinheiro causam na performance de um funcionário e em todo o trabalho em equipe.
Nossa autoridade no tema finanças, a palestrante internacional Alexia Waagmeester, aborda a seguir essa situação e traz algumas estratégias sobre como a liderança e gestão podem atuar diante dessa realidade cada vez mais comum. Acompanhe!
Precisamos falar sobre saúde financeira do colaborador
Um assunto que ainda não recebe a atenção necessária mas que já faz algumas gestões e lideranças mais antenadas a se mexerem diz respeito exatamente à saúde financeira do colaborador.
Tema sério e importante, haja vista que gera impactos em todos os envolvidos no ambiente de trabalho, afetando também a empresa de diferentes formas.
Por exemplo:
- Ausências frequentes dos funcionários, em decorrência do estresse causado pela preocupação com os problemas financeiros;
- Quando presentes, há baixa produtividade, causada pela falta de concentração e motivação;
- Efeito turnover, afinal,uma vez que a rotatividade de funcionários também pode trazer custos e maiores problemas à empresa. Já parou para pensar que se o funcionário tem problemas financeiros, é muito mais provável que ele esteja em busca de empregos que ofereçam uma melhor remuneração? Certamente, isso implica em elevar os custos com recrutamento e treinamento.
Sua empresa pode desempenhar um papel fundamental na vida dos funcionários, contribuindo com a saúde financeira deles
Você aí do outro lado da telinha já pensou como a sua empresa pode ajudar seus colaboradores em relação à saúde financeira? Acredite, sua empresa pode desempenhar um papel fundamental na vida dos funcionários, e consequentemente, trazer melhorias e benefícios ao próprio negócio.
Algumas estratégias são:
- Proporcionar treinamentos financeiros, pois isso irá ajudá-los a entender melhor como gerenciar suas finanças, aliviando assim o stress financeiro.
- Oferecer programas de assistência financeira. Isso inclui palestras, workshop, consultoria/ coach financeiro, tudo isso sem ônus para o trabalhador.
Perceba que fora os ganhos relacionados à vida privada do colaborador, essas iniciativas ainda podem agregar conhecimentos que, mesmo indiretamente, impactam no desempenho de suas funções e na relação com a empresa.
E então, qual seu próximo passo? Precisa de ajuda? Tenho a palestra e/ou treinamento perfeito para atender essa demanda. Entre agora em contato com a equipe de atendimento da Agência Palestras de Sucesso.
Quero uma palestra da Alexia Waagmeester agora!