Você já parou para pensar sobre a importância da liderança numa organização familiar?
A PwC, rede de empresas independentes em consultorias e auditorias em nível mundial, publicou recentemente a pesquisa GLOBAL NEXTGEN. Nela, notou-se que uma das preocupações da nova geração de líderes de organizações familiares, é alavancar os negócios da família e expandir para novos setores e mercados.
Para garantir que tanto a sucessão, quanto a atual liderança na empresa familiar seja bem desenvolvida, é preciso entender os conceitos e a importância que a liderança ocupa dentro da organização. É disso que o palestrante Eduardo Toledo nos fala a seguir, confira!
O que é a liderança nas empresas familiares?
Para começar, dentre os conceitos e habilidades de liderança mais comuns, em linhas gerais falamos muito sobre como conduzir e motivar pessoas.
O que para muitos, é diferente de chefiar, que tem maior relação com cargos do que competências e habilidades.
Polêmicas à parte, fato é que podemos afirmar que a visão sobre liderança, em especial quanto falamos sobre organizações construídas em família, é algo bem mais abrangente.
A liderança nas empresas familiares está associada ao trabalho em equipe e ao desenvolvimento de aptidões, como a comunicação, por exemplo. Além disso, temos ainda:
- Capacidade de delegar tarefas;
- Responsabilidade;
- Confiabilidade;
- Habilidade de conduzir o trabalho em equipe;
- Realizar a gestão de pessoas, etc.
Aplicar a liderança em cargos de chefia é uma das estratégias das grandes organizações familiares, e para isso, desenvolver os líderes da organização com as competências necessárias pode se mostrar muito eficiente no objetivo de alavancar os negócios.
O crescimento da organização familiar através de seus líderes
A liderança pode ser uma forte aliada para o crescimento das organizações familiares.
Quando aplicada às suas competências, a liderança impulsiona as pessoas aos objetivos do grupo.
Como resultado, temos um trabalho em equipe mais alinhado, e de alta performance.
Vale dizer que além disso, também é preciso um plano de negócio bem definido. Dessa forma, o líder pode construir condições que envolvam toda a equipe, mantendo os objetivos sempre no campo de visão do time.
Como formar novos líderes em uma organização familiar?
A liderança nas empresas familiares enfrenta diversos desafios, dentre eles, o relacionamento interpessoal e a comunicação entre os familiares e as estruturas da organização.
Além de estabelecer o plano de negócio,como falamos anteriormente, fixar as normas a serem seguidas e funções de cada membro dentro das organizações familiares, são ações que podem ajudar na comunicação e no relacionamento dos integrantes da organização.
Uma das maneiras de formar líderes são atividades em grupo, com líderes experientes. Essas práticas são capazes de mostrar à equipe o quanto há de potencial em cada um, desenvolvendo assim as habilidades necessárias para uma carreira bem-sucedida.
Achou interessante? Continue me acompanhando e acompanhe os próximos posts do Blog. Aproveite e deixe nos comentários o que você espera de um líder e como você acha que um líder influencia no desenvolvimento de um negócio familiar. Nos vemos em minhas palestras, até a próxima!
As palestras de Eduardo Toledo abordam tudo o que é preciso saber para ter uma empresa familiar de sucesso
Grande referência no tema Empresas Familiares, o palestrante Eduardo Toledo desponta no segmento corporativo, graças às suas inúmeras qualidades e resultados assertivos.
Colecionando cases de sucesso por onde passa, seja com seus treinamentos, mentorias, consultorias ou palestras, ele é o nome certo para ajudar a alavancar o seu negócio e a sua equipe.