Já parou para pensar sobre quais são as competências que formam um líder completo? Afinal, quais habilidades aquele que ocupa uma posição de liderança na empresa, deve investir e desenvolver?
No artigo de hoje, primeira de duas partes, o palestrante Ricardo Angnes, especialista e referência no tema, aborda a questão. Acompanhe, imperdível para você que deseja se aprimorar como líder.
Palestras de Sucesso Entrevista Ricardo Angnes – Parte 1 – Palestras de Sucesso
Competências que formam um líder completo
Falar sobre modelo de liderança e competências de um líder completo, me remete aos tempos em que submeti à banca examinadora do Mestrado em Administração, com ênfase em Marketing e Vendas, o resultado da pesquisa “CONSTRUINDO UM MODELO DE GESTÃO DE VENDAS: A CONTRIBUIÇÃO DA LIDERANÇA, PESSOAS, PROCESSOS E FERRAMENTAS.
Essa pesquisa deu início ao trabalho que desenvolvi em meu livro e que hoje, está presente em minhas palestras e treinamentos.
Todos os modelos apresentados em meu livro e na palestra APRENDENDO A SER UM LÍDER COMPLETO, criam uma trilha de desenvolvimento para o líder ser o agente principal da estabilidade, capacitando com mais “beleza”, proporção, ordem e felicidade. – Ricardo Angnes
Modelos inéditos de liderança que mostram diretrizes para ser um líder pleno
Toda a pesquisa que realizei para produzir minha obra, resultou em modelos inéditos de liderança, trazendo dimensões, indicadores e suas respectivas competências.
Modelos alinhados e sinérgicos, que servem como aliados para melhorar e otimizar a dinâmica e trajetória das pessoas e organizações.
Trabalhando com consultoria empresarial, continuei ajudando empresas e organizações, iniciando na indústria e gradativamente, adaptando para o varejo, contribuindo inclusive no setor de serviços.
E com mais de uma década, mais precisamente, 12 anos de atuação e implementações, o modelo de liderança foi criando corpo e evoluindo, para atender aos desafios e demandas dos diversos segmentos e necessidades identificadas.
“A dimensão liderança ganhou um grande destaque e um novo modelo foi proposto, pesquisado e testado, resultando na segunda parte deste livro, que somado ao domínio do modelo de gestão de vendas, permite ao líder ser mais completo.” – Ricardo Angnes
Um perfil de liderança capaz de gerar valor, completo e íntegro
Em suma, identifiquei um perfil de liderança o qual considero o mais completo, cujas competências e características são as mais adequadas, e que promove a evolução necessária do sistema, garantindo a execução do novo modelo de gestão de vendas apresentado. Esse perfil em questão, gera valor, é completo e íntegro.
Ele tem definidos, três papéis principais: INSPIRADOR, GESTOR e REGEDOR. Esses 3 conceitos se concretizaram enquanto eu implementava o modelo e as soluções, tanto na indústria, quanto no varejo e serviços.
“O líder deve ajudar na realização das pessoas e tornar as empresas mais saudáveis.”
Na segunda parte do artigo, eu falarei mais sobre esses papéis e suas competências. Até lá.
Quero uma palestra de liderança com Ricardo Angnes!