Um estudo do International Organization of Scientific Research (IOSR) de 2015 concluiu que construir boas relações de trabalho podem ter diversos efeitos positivos, como reduzir o número de turnover na empresa, assim como melhorar a performance dos colaboradores.
Além disso, quando funcionários possuem melhores relações no trabalho e comunicam-se com outros buscando afeição ou inclusão, tanto a frustração quanto o estresse ou ansiedade relacionados ao trabalho diminuem.
Mas, como construir boas relações de trabalho? Neste artigo, falaremos de algumas dicas. Continue lendo para descobrir!
A importância de boas relações de trabalho
Como seres humanos, somos seres sociáveis.
Logo, boas relações de trabalho é algo que deve ser encorajado, afinal, quando os profissionais formam vínculos e amizades com seus colegas, as empresas obtêm benefícios como:
- Maior qualidade dos serviços;
- Melhora do trabalho em equipe;
- Retenção de talentos;
- Aumento da performance dos colaboradores;
- O ambiente de trabalho se torna mais produtivo, etc.
Então, como podemos construir boas relações de trabalho? Confira as dicas a seguir.
Persuasão e influência em vendas: como vender mais, e melhor? – Por Rafael Baltresca
4 dicas para construir boas relações de trabalho
É importante ressaltar que as boas relações de trabalho não podem ser forçadas e precisam surgir de forma natural. Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar você a se relacionar melhor com seus colegas:
O primeiro passo para construir boas relações de trabalho é saber respeitar o outro, o que significa respeitar a história e as opiniões diferentes sem fazer julgamentos ou comentários inadequados.
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Praticar a escuta ativa
Praticar a escuta ativa é se interessar, genuinamente, pelo o que o outro tem a dizer. Ser um bom ouvinte é algo que te ajudará a fortalecer laços, pois todo mundo aprecia a companhia de alguém que realmente presta atenção no outro.
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Ser positivo
Ser uma pessoa positiva, que não vive reclamando e que foca em apenas encontrar uma solução é outra característica que te ajudará a construir boas relações profissionais. Afinal, ninguém gosta de estar perto de pessoas que são constantemente negativas e que sempre só vêem problemas.
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Estar aberto a feedbacks
Por fim, também é necessário que você saiba aceitar críticas e feedbacks, se mostrando aberto às opiniões dos colegas para crescer pessoalmente e profissionalmente.
Construir boas relações de trabalho é fundamental para um clima organizacional positivo
Conforme vimos, construir boas relações de trabalho é algo que pode não só contribuir para colaboradores mais felizes e engajados, como também melhorar a produtividade e os resultados da empresa.
Agora queremos saber de você: qual outra característica importante para construir boas relações de trabalho você adicionaria à lista? Conte nos comentários!
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